Paulista destaca importância dos cuidados paliativos para melhor qualidade de vida dos pacientes
Poços de Caldas, MG – Entender quais são os protocolos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde para a prestação de cuidados paliativos aos pacientes em tratamento domiciliar. Esse é um dos objetivos do Requerimento n. 2528, de iniciativa do vereador Wellington Paulista (PSDB), aprovado pela Câmara de Poços. No documento, o parlamentar ressalta que o serviço é essencial para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, proporcionando alívio da dor e do sofrimento, além de apoio emocional e psicológico.
Segundo Paulista, é preciso garantir que os pacientes que necessitam do tratamento em casa recebam o suporte adequado. “Esse Requerimento busca informações sobre um tema muito importante na área da Saúde. O que queremos é saber como o serviço está sendo implementado para não apenas identificar lacunas no atendimento, mas também reconhecer as boas práticas que podem ser compartilhadas e ampliadas”, afirma.
Além dos protocolos, o vereador questiona como a Secretaria tem identificado e priorizado os pacientes que necessitam desses cuidados, quais profissionais estão envolvidos na equipe de cuidados paliativos em domicílio e quais recursos e suporte estão sendo oferecidos às famílias. No Requerimento, ele indaga, ainda, se existe algum programa de capacitação ou orientação para os cuidadores familiares.
Os assuntos que envolvem a área da Saúde têm sido abordados pelo vereador, através de Requerimentos e outras proposições. Recentemente, ele tratou de temas como: atendimento de especialidades médicas em Cardiologia, Neurologia e Oftalmologia; Atenção à Saúde da Mulher e da Gestante; Telemedicina na rede de saúde; presença de médico fonoaudiólogo na rede pública.