dofu_8

Projeto aprovado pela Câmara cria o Programa Municipal Poços Mais Alimentos

Data da Publicação:

08/11/2024

Poços de Caldas, MG – Com o objetivo de adquirir alimentos da agricultura familiar, fortalecendo produtores locais e incentivando a alimentação saudável, foi criado o Programa Municipal Poços Mais Alimentos. A proposta foi viabilizada através da aprovação pela Câmara do Projeto de Lei n. 91/2024, de autoria dos vereadores Douglas Dofu (União), Luzia Martins (PDT) e Lucas Arruda (Rede).
O PMA estará vinculado à Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, devendo ser aplicado de forma a complementar os programas federais de aquisição de alimentos da agricultura familiar. Além disso, a nova lei integra o Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN/POÇOS, instituído pela Lei n. 9.053, de 02 de junho de 2015, e tem as seguintes finalidades: incentivar a agricultura familiar, fortalecendo arranjos produtivos locais e regionais e a economia circular; estimular o cooperativismo e o associativismo; incentivar o consumo e a valorização dos alimentos produzidos pela agricultura familiar; valorizar a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; propiciar à população o acesso à alimentação em quantidade, qualidade e regularidade necessárias; promover hábitos alimentares saudáveis em âmbito local.
Ainda de acordo com a o projeto aprovado, os beneficiários do Programa Municipal serão tanto fornecedores, quanto consumidores. A legislação aborda outras questões, entre elas a forma como se dará a aquisição, compra e destinação dos alimentos.
Segundo Luzia Martins, o PMA garante a continuidade da aquisição de alimentos dos pequenos produtores. “Além disso, permite o fornecimento ao Banco de Alimentos.  O importante é que esse programa tem como objetivo garantir a aquisição e destinação dos produtos sem interrupção”, declara.
Para o vereador Douglas Dofu, a agricultura familiar é responsável pela maior parcela de empregos gerados no campo e esse segmento é responsável pela produção da maior variedade de alimentos que chegam às mesas. “É urgente a valorização e o incentivo aos programas que compram alimentos diretamente da agricultura familiar, não apenas para valorizar os trabalhadores, mas também por causa da importância socioambiental que seu trabalho possui. Incentivar a agricultura familiar é uma forma de cuidar da segurança alimentar do município, da garantia de alimentos de qualidade, saudáveis e frescos nas mesas e do meio ambiente, considerando os cuidados que os agricultores possuem com a terra, nascentes e áreas verdes”, afirma.
Lucas Arruda reforça a importância da agricultura familiar. “É um programa voltado à valorização da agricultura familiar. Ela precisa de incentivo para permanecer no campo, ela tem que escoar o alimento, e é um alimento de muita qualidade, muitas vezes orgânico, com poucos resquícios químicos, o que é importantíssimo para a saúde das pessoas. Esse alimento de qualidade, através da ampliação desse projeto municipal que foi aprovado, vai ter mais força para continuar chegando à mesa das pessoas, das instituições, das escolas, entre outros locais. É um programa que tem que ser da cidade de Poços de Caldas, ele não pode ser de um governo só. Agora como lei, terá continuidade”, ressalta.
O PL aguarda sanção do prefeito e publicação no Diário Oficial do Município. O documento está disponível para consulta no Portal da Câmara.

Leia Também

Foto: Divulgação

Poços de Caldas conquista prêmio estadual com projeto pioneiro de concessão turística

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas foi consagrada como campeã na categoria Turismo do 13º Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal, durante o 40º Congresso Mineiro dos Municípios, realizado em Belo Horizonte nesta terça-feira (6). O…
foto-parlamento-jovem-06-05-27

Equipe da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento participa do Parlamento Jovem

Poços de Caldas, MG- Nesta segunda-feira (5), a equipe da Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento (DPCT) da Secretaria Municipal de Planejamento participou da Oficina do Parlamento Jovem 2025, realizado no Plenário da Câmara Municipal, através da Escola do Legislativo.…
Foto: CMPC/Divulgação

CPI dos Serviços Funerários tem segunda reunião com Requerimentos ao Poder Executivo

Poços de Caldas, MG - Na tarde da última segunda-feira, 05, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura possíveis irregularidades nos serviços funerários de Poços de Caldas realizou uma reunião ordinária na sede da Câmara Municipal. Durante o encontro,…
Foto: Divulgação

Gestores de Poços visitam Joinville para conhecer experiências de destaque na administração pública

Poços de Caldas, MG - Representantes da Prefeitura de Poços de Caldas estiveram em Joinville (SC), uma das cidades que mais têm se destacado no Brasil pelos avanços na administração pública nos últimos anos. Estiveram na visita o prefeito Paulo…
Foto: Divulgação

Vereador Álvaro Cagnani cobra revitalização da Trincheira Tancredo Neves e recebe respostas

Poços de Caldas, MG – O vereador Álvaro Cagnani recebeu as respostas do Executivo Municipal sobre uma série de questionamentos relacionados à situação da Trincheira Tancredo de Almeida Neves, localizada na Rua Corrêa Neto, entre as ruas Prefeito Chagas e…
Foto: Divulgação

Vereador Paulista propõe exposição para homenagear líderes comunitários

Poços de Caldas, MG - Em reconhecimento ao trabalho voluntário e à importância dos líderes comunitários e presidentes de bairro na representação das demandas da população, o vereador Wellington Alber Guimarães (Paulista) propôs a realização de uma exposição fotográfica na…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!