Roberto Trevisan: De lavador de pratos a empresário e cantor de sucesso nos EUA
Poços de Caldas, MG – “Sou um matuto, mas sou um matuto de luxo. Me encontrei com George Bush num congresso em Nova York. Lá, precisei de levantar uma grana Me entrosei com uma dona pra cantar num show de rock Imagine quem foi me prestigiar. Dominguinhos chegou lá para cantar um xodó. Os americanos esqueceram a tal da guerra. No swuingue pé-de-serra admitiram o forró…
A letra acima é da música “Uma Matuto em Nova York”. Foi ela que abriu as portas para Roberto Trevisan, natural de Poços de Caldas, ser um grande sucesso internacional.
Entrevista
Neste fim de semana, o Mantiqueira traz uma entrevista com o poços-caldense Roberto Trevisan, um exemplo de determinação e superação que conquistou o mundo. Saindo de Poços de Caldas nos anos 80, Trevisan iniciou sua jornada como servente de pedreiro nos Estados Unidos e, com muito esforço, tornou-se um empresário bem-sucedido no ramo da construção. No entanto, ele não parou por aí: sua paixão pela música o impulsionou a uma segunda carreira, desta vez no cenário artístico, onde gravou com grandes nomes internacionais e consolidou-se como cantor de sucesso.
Matuto
Trevisan lembra que se encontrou certa vez com a novelista Glória Peres. Ele mostrou a música Matuto em Nova York e a autora se encontrou de primeira e colocou a música na trilha sonora da novela América. “Ali as portas se abriram para mim definitivamente”, conta Trevisan. “Rapidinho, a música subiu e vendeu mais de 150 mil CDs pela Som Livre”, recorda Roberto Trevisan.
Quatro décadas de trajetória
Ao relembrar os 40 anos de carreira, Roberto conta que está resgatando momentos especiais para o novo show que planeja, uma “mini Broadway”. “Estamos reunindo tudo o que fiz ao longo desses anos, desde participações em novelas como América até programas na televisão com Faustão, Jô Soares e Luciano Huck. Queremos trazer essa experiência ao público de forma grandiosa”, comenta ele.
O espetáculo, que deve circular em teatros da Europa, Canadá, Estados Unidos e, claro, Brasil, será uma verdadeira viagem por suas memórias.
Preparação para
um show histórico
Ao explicar a criação do novo show, Roberto revela que será uma apresentação interativa e cheia de momentos emocionantes, onde ele contará histórias de sua trajetória ao público.
Estados Unidos
Roberto embarcou para os Estados Unidos com a intenção de retornar ao Brasil rapidamente. Mas o destino tinha outros planos. “Comecei como lavador de pratos e, depois, caí na construção, trabalhando como servente de pedreiro. Com o tempo, fui evoluindo, passei para pedreiro e, devagarzinho, montei uma pequena empresa com apenas duas pessoas”, contou Roberto. Sua perseverança o levou a conquistar um espaço significativo no setor da construção, onde foi convidado a trabalhar em grandes projetos. Um deles foi a casa de Mariah Carey, apresentada a ele por Tommy Mottola, ex-marido da cantora. Esse trabalho abriu portas para que Roberto atendesse outros grandes nomes, como Ralph Macchio, o “Karate Kid”, e Eddie Murphy, além de colaborar em projetos icônicos, como o calçamento da Times Square e o calçamento da área onde fica a Estátua da Liberdade.
A carreira musical e o apoio de Elba Ramalho
Paralelamente à construção de seu império no setor de construção, Roberto nunca deixou de lado sua paixão pela música. Seu primeiro CD foi lançado com o apoio de Elba Ramalho, quem ele considera sua madrinha artística. O sucesso foi imediato, e Roberto continuou a se destacar no cenário musical, colaborando com nomes como Billy Paul e o cantor do Village People, conhecido como “O Índio”. Recentemente, ele realizou uma homenagem especial à Rita Lee, em parceria com Rita Cadillac, autorizada pela própria Rita Lee a gravar qualquer uma de suas músicas.
A homenagem à icônica cantora está disponível no YouTube, onde Roberto reflete sobre o impacto das suas colaborações e seu compromisso em deixar um legado musical para o público.
Sonho Americano
Roberto Trevisan compartilhou suas impressões sobre os Estados Unidos ao longo dos anos e como ele enxerga o país para os brasileiros que, atualmente, buscam o sonho de construir uma vida por lá. “Quando cheguei em Nova Iorque, foi um choque: um menino humilde, saindo de Poços de Caldas e de uma realidade muito simples, encontrando uma cidade riquíssima. Ao mesmo tempo, aquela fé e vontade de vencer nunca me abandonaram, e, graças a Deus, a humildade também não.”
Para Roberto, a experiência de imigrar nos anos 80 foi muito mais desafiadora. Ele relembra a dificuldade de comunicação com sua família no Brasil, contando que levou oito meses até conseguir falar com a mãe pela primeira vez após chegar aos Estados Unidos. “Foi um desabafo, aquele momento de falar com ela após tanto tempo,” revela, refletindo sobre as limitações tecnológicas da época e a saudade intensa da família. Hoje, a realidade é diferente: “A oportunidade para os brasileiros que chegam agora é muito maior. E a tecnologia facilitou o contato e a conexão com os entes queridos no Brasil.”
Realizações pessoais e o reencontro com suas raízes
Ao longo dos anos, Roberto teve o privilégio de levar a mãe para os Estados Unidos várias vezes, ao ponto de ela conquistar a cidadania americana. Aos 91 anos, ela se adaptou à vida nos Estados Unidos e, segundo Roberto, adora explorar os bairros de Nova Iorque, até falando um pouco de inglês. Contudo, com o avanço da idade dela, Roberto agora visita o Brasil com mais frequência, mantendo o vínculo familiar sempre forte. Mas mesmo gostando muito dos Estados Unidos, sua mãe, Dona Aparecida Trevisan não deixa Poços, onde mora.
A história de Roberto é uma inspiração para outros brasileiros que ele pôde ajudar ao longo do caminho. Com gratidão, ele fala sobre as várias pessoas que ele empregou ao longo dos anos e que hoje voltaram ao Brasil com suas próprias conquistas. “É muito gostoso ver o sucesso de quem também tem um sonho e o realiza. Muitos me agradecem por conseguirem construir uma vida por lá e, depois, trazer esse sucesso para cá, para Poços de Caldas. Isso faz tudo valer a pena,” destaca ele, mostrando que, mesmo após décadas fora, suas raízes continuam firmes em sua cidade natal.
Novidades
A agenda de Roberto Trevisan segue intensa no final de 2024, e o artista está cheio de novidades para o público. Ele revelou que está preparando uma série de apresentações nos Estados Unidos e uma volta especial ao Brasil em janeiro de 2025, quando promete trazer novas músicas e projetos para os fãs. Entre as apresentações mais próximas, Roberto tem shows marcados em Boston e Connecticut e foi convidado a dividir o palco com o cantor Eduardo Costa. “Acabamos ficando amigos de muitos artistas brasileiros que passam pelos Estados Unidos, como Chitãozinho & Xororó e Bruno & Marrone”, compartilha Roberto, que vê nas colaborações uma maneira de fortalecer os laços com o público e com outros músicos.
Novo projeto
Para os fãs brasileiros, Roberto reservou uma surpresa: ele acaba de gravar um vídeo especial em Poços de Caldas com o cantor Falcão. A música, composta por Roberto em apenas três minutos e meio, narra sua história de vida e sua jornada entre Brasil e Estados Unidos. “Convidei o Falcão porque ele representa todos os cearenses que saíram de suas terras e conquistaram o Brasil, assim como eu fiz meu caminho”, conta Roberto. Ele pretende lançar esse vídeo em janeiro, quando retorna a Poços de Caldas para compartilhar essa e outras novidades, incluindo a possibilidade de um show especial.
Redes sociais
Para quem deseja acompanhar sua carreira e novidades, Roberto está ativo no YouTube e Instagram, onde compartilha todas as atualizações. “É só procurar por Roberto Trevisan Oficial. Ali você encontra toda a história, tudo que precisa saber”, explica o cantor, que mantém uma conexão próxima com os fãs por meio das redes.
PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com
pvc.mantiqueira@gmail.com
@pvcampos.pvc