Manuel Filho, de O ouro do fantasma, é o autor indicado da Série Vaga-lume
Poços de Caldas, MG – A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda semana, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.
A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infantojuvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.
Nesta semana, o autor indicado é Manuel Filho. Escritor agraciado com o prêmio Jabuti 2008, possui mais de 60 livros publicados por editoras como Melhoramentos, Ática, Saraiva, Editora do Brasil, Panda Books, Mundo Mirim, Prumo, Paulus, Besouro Box, Escala Educacional, entre outras.
Escreveu o livro MMMMM, Mônia e o Menino Maluquinho na Montanha Mágica, que foi ilustrado por Ziraldo e Maurício de Sousa. Trata-se do primeiro livro que uniu as turmas da Mônica e do Menino Maluquinho.
Em 2015, foi o patrono da 24ª Feira Literária da cidade de Carlos Barbosa (RS). Foi finalista, em 2013, do prêmio Açorianos de literatura com o livro A menina que perdeu o trem.
Em 2015 seu projeto A roda da vida foi selecionado pelo PROAC-SP 2015, criação de livro infantojuvenil. Seu livro O QUE VI POR AÍ, editora Arvoredo, foi selecionado para o PNBE 2014. Viaja por todo o Brasil participando de feiras e encontros literários, entre eles FELISB/FELIT SBC, Bienal do Livro de São Paulo e Feira de Porto Alegre.
Já recebeu, por cinco vezes, o selo de Acervo Básico da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ. Integra o projeto Literatura Viva, do SESI, desde 2011, viajando pelo estado de São Paulo participando de encontros com alunos e apresentando palestras. Também integrou o projeto Viagem Literária, da Secretaria Estadual de Cultura.
Pela Série Vaga-lume escreveu O ouro do fantasma, que está disponível para empréstimo em quatro unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas.
O ouro do fantasma
Lucas sente vertigens, testemunha a morte de um velho, ouve sons que ninguém escuta. Por trás de tudo isso, há o apelo desesperado de um fantasma, aprisionado há dois séculos, que precisa da ajuda do garoto para se libertar. Lucas ganha uma viagem à cidade histórica de Tiradentes, Minas Gerais. Chegando lá, o garoto é assaltado por uma estranha sensação de familiaridade. Na igreja, encontra aprisionado o fantasma do comendador Benjamim Ramalho, que lhe suplica pela libertação. Para tanto, Lucas terá de realizar três tarefas arriscadas.
O ouro do fantasma está disponível para empréstimo nas bibliotecas Centenário, Júlio Bonazzi, Manuel Francisco Costa Guimarães e Marcus Vinicius de Moraes.