3ª Edição do Poços Fest Hand promove esporte e integração em Poços de Caldas
Poços de Caldas, MG – A 3ª edição do Poços Fest Hand reafirmou a importância do handebol de base no desenvolvimento esportivo da cidade. O evento, idealizado pela atleta Ester Ramos, tem como objetivo fomentar o handebol entre jovens de 10 a 17 anos, oferecendo oportunidades de aprendizado, competição e lazer.
O festival aconteceu na quadra do bairro Santo André, que recentemente foi reformada, tornando-se um espaço adequado para atividades esportivas. Atualmente, o local também sedia aulas de handebol, ministradas pela técnica Elaine Ferreira pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), às segundas, quartas e sextas-feiras.
A inspiração por
trás do projeto
Ester Ramos, que iniciou no handebol através do projeto Gol de Mão, Handebol Rosa, liderado por Elaine Ferreira, explica que sua vivência no esporte a motivou a criar o Poços Fest Hand. “Joguei no projeto até os meus 18 anos e, ao longo desse tempo, percebi como era difícil para as categorias de base participar de competições devido aos custos elevados. Quis criar algo que proporcionasse momentos de aprendizado e interação para as jovens atletas da cidade.”
Ester, que foi atleta de Elaine por cinco anos, encontrou no projeto uma maneira de continuar contribuindo para o esporte mesmo após encerrar sua participação como jogadora. “Essa parceria demonstra a afetividade construída ao longo dos anos no projeto”, afirma Elaine.
Um evento de integração e valorização
O Poços Fest Hand promoveu competições entre as categorias mirim, infantil, cadete e juvenil, proporcionando uma interação enriquecedora entre atletas de diferentes idades e níveis de experiência. A iniciativa incluiu premiações individuais e por equipe, valorizando o esforço e talento das jogadoras.
Um dos destaques foi a pequena Maria Clara Oliveira, de apenas 9 anos, que está no projeto há oito meses e se apaixonou pelo esporte. “Eu gosto muito do handebol, de estar treinando com as meninas. Mesmo as maiores sempre me ajudam na quadra e nas jogadas”, compartilhou Maria, que foi premiada como MVP (Jogadora Mais Valiosa), um reconhecimento que a deixou motivada a continuar treinando.
Elaine Ferreira ressaltou o impacto do evento na formação das atletas. “O projeto permite um encontro de gerações e valoriza nossas jogadoras. Maria Clara, ao ser premiada, ficou muito feliz e motivada. Além disso, o projeto da Ester garantiu transporte e lanche para todas as participantes nas três etapas realizadas ao longo do ano.”
Apoio institucional
O Poços Fest Hand é um projeto realizado através do Edital de Concessão de Patrocínio Municipal SMEL n.005/2024, com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Esse suporte foi fundamental para a organização do evento, garantindo sua execução com qualidade e acessibilidade para as atletas da cidade.
Legado e
continuidade
Com três edições realizadas até agora, o Poços Fest Hand se consolida como uma plataforma essencial para o fortalecimento do handebol de base em Poços de Caldas. Mais do que um evento esportivo, o projeto reflete o compromisso com o desenvolvimento das jovens atletas e com a promoção de valores como trabalho em equipe, dedicação e superação.