Seminário marca Mês da Consciência Negra em Poços
Poços de Caldas, MG – Em celebração ao Mês da Consciência Negra, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Étnica (Compiré) realizou o Seminário da Promoção da Igualdade Racial e Étnica, com o objetivo de refletir e discutir um tema urgente e necessário: a violência racial, em suas diversas formas – física, verbal, simbólica e institucional.
O evento reuniu especialistas e interessados no combate ao racismo, ao preconceito e às discriminações raciais, no Espaço Cultural da Urca. A presidente do Compiré, Maria Augusta Clementino, destacou a importância de momentos de diálogo e reflexão que apontem para ações concretas nas mais diferentes áreas.
Já o vice-prefeito Júlio César Silva, que participou da cerimônia de abertura do evento, relembrou a recente passagem da rainha do Congo, Diambi Kabatusuila Diambi Mukalengna Mukaji wa Nkashama, que esteve no município de 18 a 20 de novembro, Dia da Consciência Negra no Brasil. “A visita da Rainha ainda reverbera em nós”, ressaltou.
O evento teve como objetivo fomentar o debate, promover a conscientização e desenvolver ações que possam ser implementadas em diferentes esferas da sociedade. A programação contou com palestras com temas como racismo estrutural, direito do trabalho, violência contra a mulher no contexto do racismo e violência racial. Os palestrantes foram Dra. Vanessa Leopoldo de Souza, Dr. Juiz Renato de Sousa Resende, Dra. Juliane Emiko Hissanga Quaggio e Maria José de Souza (Tita).
O evento é uma realização do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Étnica (Compiré), órgão colegiado de caráter consultivo e propositivo, que tem por finalidade, em âmbito municipal, instituir políticas que promovam a igualdade racial e étnica, cujo objetivo é o combate ao racismo, ao preconceito e às discriminações raciais e, sobretudo, às desigualdades econômicas, sociais, políticas e culturais.