POROROCA-FILME

Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, realiza mostra com 20 filmes mineiros

Data da Publicação:

28/11/2024

Poços de Caldas, MG – A Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, realiza de 4 a 13 de dezembro a VII Mostra Sesc de Cinema, que ocorre simultaneamente em quatro unidades: Sesc Montes Claros; Sesc Poços de Caldas; Sesc Pouso Alegre; e Sesc Palladium, em Belo Horizonte. A programação inclui 20 filmes mineiros escolhidos por uma comissão curatorial também de Minas Gerais, sendo quatro desses filmes premiados nas categorias Nacional, Estadual e Infantojuvenil.

Mostra Sesc de Cinema

A Mostra Sesc de Cinema é uma realização do Sesc Brasil voltada para a difusão da produção cinematográfica nacional. O principal objetivo é promover a exibição de filmes brasileiros que não tenham grande circulação no circuito comercial, valorizando a diversidade cultural e incentivando novos talentos. Com periodicidade anual, abrange várias categorias, incluindo curtas, médias e longas-metragens, tanto de ficção quanto de documentário e animação. As produções selecionadas são exibidas em unidades do Sesc em todo o país, democratizando o acesso ao cinema e oferecendo visibilidade para cineastas emergentes e projetos independentes.

Programação completa por unidade

SESC PALLADIUM (Rua Rio de Janeiro, 1.046 – Centro, Belo Horizonte)

 Abertura e premiação

Data/horário: terça-feira (03/12) | 19h às 22h

Premiação e exibição dos quatro filmes em destaque na VII Mostra Sesc de Cinema: Felícia e os Super-Resíduos do Bem (12 minutos), Pororoca (6 minutos), Soneca e Jupa (18 minutos), Cabinda (25 minutos).

 

Sessão aberta ao público

Data/horário: quinta-feira (05/12) | 19h às 20h

Exibição dos filmes: Diamantes de Acayaca (4 minutos), Pororoca (6 minutos) e A Luta das Auras (41 minutos).

 

Sessão aberta ao público e bate-papo

Data/horário: sexta-feira (06/12) | 18h30 às 20h50

Exibição dos filmes: A Vida dos Pombos (18 minutos), Jardim Tropical (19 minutos), Nação Comprimido (21 minutos), Página Três (16 minutos).

Bate-papo com: João Paulo Freitas e Yago Guedes (A Vida dos Pombos), Breno Alvarenga e Luiza Garcia (Jardim Tropical), Bruno Tadeu (Nação Comprimido) e João Pedro Diniz (Página Três), com mediação da curadora convidada para a VII Mostra Sesc de Cinema, Alessandra Brito.

 

Sessão aberta ao público

Data/horário: sábado (07/12) | 16h às 16h40

Exibição dos filmes: Felícia e os Super-Resíduos do Bem (12 minutos), Pororoca (6 minutos), Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz (15 minutos).

 

Sessão aberta ao público

Data/horário: sábado (07/12) | 19h às 20h10

Exibição dos filmes: Número Errado (8 minutos), Um Vestido para Ver Mamãe (13 minutos), Meu Primeiro Aniversário (6 minutos), Monalisa (18 minutos), Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz (15 minutos).

 

Sessão aberta ao público – especial +60

Data/horário: domingo (08/12) | 15h às 16h15

Exibição dos filmes: Cinemas de Rua de Guaxupé (20 minutos), E Juntos Dançamos (22 minutos), Saberes do Velho Chico (16 minutos), Seu Vicente – O Marcador de São Gonçalo (12 minutos).

 

Sessão aberta ao público

Data/horário: domingo (08/12) | 18h às 19h35

Exibição dos filmes: Soneca e Jupa (18 minutos), Cabinda (25 minutos), Vale de Rejeitos (45 minutos).

 

SESC MONTES CLAROS

(Avenida Deputado Esteves Rodrigues, 1.124 – Centro, Montes Claros)

Sessão de abertura

Data/horário: quarta-feira (11/12) | 19h às 20h30

Exibição dos filmes: Jardim Tropical (19 minutos), Nação Comprimido (21 minutos), Soneca e Jupa (18 minutos), Cabinda (25 minutos).

 

Sessão aberta ao público

Data/horário: quinta-feira (12/12) | 19h às 20h20

Exibição dos filmes: Diamantes de Acayaca (8 minutos), Número Errado (6 minutos), Um Vestido para Ver Mamãe (13 minutos), Meu Primeiro Aniversário (6 minutos), A Vida dos Pombos (18 minutos), Página Três (16 minutos).

 

Sessão aberta ao público

Data/horário: sexta-feira (13/12) | 19h às 22h

Exibição dos filmes: Cinemas de Rua de Guaxupé (30 minutos), E Juntos Dançamos (12 minutos), Saberes do Velho Chico (18 minutos), Seu Vicente – O Marcador de São Gonçalo (25 minutos).

Apresentação: grupo tradicional “Dança de São Gonçalo”, da Comunidade de Rodeador (Pedras de Maria da Cruz, distrito de Januária/MG).

 

SESC POÇOS DE CALDAS

(Rua Paraná, 229 – Centro, Poços de Caldas)

Abertura

Data/horário: quarta-feira (11/12) | 19h às 21h15

Local: Instituto Moreira Sales (rua Teresópolis, 90 – Jardim dos Estados, Poços de Caldas)

Exibição dos filmes: Cinemas de Rua de Guaxupé (20 minutos), Pororoca (6 minutos), Cabinda (25 minutos), Soneca e Jupa (18 minutos).

Bate-papo: realizadores dos filmes Cinemas de Rua de Guaxupé e Cabinda.

 

Sessão aberta ao público

Data/horário: quinta-feira (12/12) | 19h às 20h

Local: Instituto Moreira Sales (rua Teresópolis, 90 – Jardim dos Estados, Poços de Caldas)

Exibição dos filmes: Diamantes de Acayaca (4 minutos), Pororoca (6 minutos), Número Errado (8 minutos), Um Vestido para Ver Mamãe (13 minutos), Meu Primeiro Aniversário (6 minutos), Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz (15 minutos).

 

Sessão aberta ao público

Data/horário: sexta-feira (13/12) | 19h às 22h

Local: Sesc Poços de Caldas – Sala CineSesc

Exibição dos filmes: A Vida dos Pombos (18 minutos), Jardim Tropical (19 minutos), Nação Comprimido (21 minutos), Monalisa (18 minutos), Página Três (16 minutos).

Encerramento da Mostra Sesc de Cinema com café e discotecagem.

 

SESC POUSO ALEGRE

(Av. Vicente Simões, 152 – Centro)

Data/horário: quarta-feira (04/12) | 9h10 e 15h30

Local: Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira (rua Francisco Sales, 116 – Centro, Pouso Alegre)

Exibição dos filmes: Felícia e os Super-Resíduos do Bem (12 minutos), Pororoca (6 minutos), Soneca e Jupa (18 minutos), Cabinda (25 minutos).

Atividade: oficina de pintura, desenho e proposição de criação de personagem.

 

Sesc em Minas

Há mais de 70 anos, o Sesc cumpre a missão de promover o encontro das pessoas com o bem-estar e a qualidade de vida. São encontros diários com a Saúde, a Educação, o Turismo, o Lazer, o Esporte e a Cultura. Fundado pela Confederação Nacional do Comércio em 13 de setembro de 1946, o Sesc em Minas é uma instituição privada mantida pela contribuição sindical do empresariado do comércio. Por isso, embora as atividades sejam destinadas a toda a população, os trabalhadores e as trabalhadoras do comércio de bens, serviços e turismo, incluindo dependentes, são o público prioritário das ações e têm direito a descontos especiais. Em Minas Gerais, o Sesc atua em todas as regiões do estado, com 23 unidades fixas e 11 unidades móveis.

 

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais, que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando ao desenvolvimento do comércio no estado e muito mais. Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos e das cidadãs.

Foto: O filme Pororoca será exibido na VII Mostra Sesc de Cinema em Poços de Caldas (Divulgação)

Fonte: Paula Machado – Assessoria de Imprensa SESC MG

Leia Também

Foto: Divulgação

Raphael Du Valle encerra turnê pela Espanha e prepara lançamento de novo disco no Brasil

Poços de Caldas, MG - Foram nove shows, mais de 15 dias entre estúdios e palcos, um disco gravado, muito groove, improvisações, trocas e muitas emoções. A primeira turnê internacional do baixista Raphael Du Valle passou pela Andaluzia e pela…
Foto: Divulgação

Nany People lança nova biografia: ‘Ser Mulher Não É Para Qualquer Um – A Saga Continua’

Poços de Caldas, MG - Em 2015, ao completar 50 anos, Nany People lançou a biografia “Ser Mulher Não É Para Qualquer Um”, que trazia histórias emocionantes sobre a sua trajetória de vida. Agora, em 2025, comemorando em grande estilo…
Foto: Divulgação

Poços será a primeira cidade brasileira a ser retratada em obra literária que aborda poesia, patrimônio e língua portuguesa

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas é o mais novo destino da encantadora coleção “Mapa da Poesia”, série de livros ilustrados voltada ao público infantojuvenil, criada pelo escritor José Santos e pela designer Iêda Alcântara. A obra será…
Foto: Divulgação

Ternos de Congos e Caiapós de Poços representam a essência da cultura mineira no maior evento de turismo da América Latina

Poços de Caldas, MG - Na última terça-feira, 15 de abril, os vibrantes tambores de Minas ressoaram mais uma vez na WTM Latin America, o maior evento do segmento turístico da América Latina, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.…
Foto: Divulgação

“Dom Quixote das Crianças” é a indicação de leitura desta semana

Poços de Caldas, MG - Na próxima sexta-feira, 18 de abril, é o Dia Nacional do Livro Infantil. A data celebra a obra do escritor Monteiro Lobato, nascido a 18 de abril de 1882, em Taubaté/SP. Dando sequência às sugestões…
Foto: Divulgação

Poços de Caldas recebe Marília Rossi para lançamento do livro “Fresta”

Poços de Caldas, MG - Em Poços de Caldas, um reencontro entre poemas e amigos. A escritora Marília Rossi retorna à cidade natal para o lançamento de seu primeiro livro de poesias, Fresta, publicado pela Editora Urutau, em 2023. A…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!