Bibliotecas indicam “O Discurso do Rei” da semana
Poços de Caldas, MG – Um quase desconhecido e autodidata terapeuta vocal chamado Lionel Logue salvou a família real inglesa nas primeiras décadas do século XX. Logue não era um aristocrata britânico, nem mesmo inglês, mas foi quem, sozinho, levou o duque de York, futuro rei George VI, nervoso e com problemas de fala, a se tornar um dos maiores reis da Grã-Bretanha, depois que seu irmão, Eduardo VIII, abdicou em 1936.
De autoria de Mark Logue e Peter Conradi, o livro conta a história do relacionamento entre Logue e o rei George VI, coescrita com o neto de Logue e baseada exclusivamente nos diários e arquivos de seu avô Lionel.
O discurso do rei: como um homem salvou a monarquia britânica é uma visão do mundo privado da realeza. Os diários de Lionel Logue revelam as dificuldades enfrentadas pelo Rei George VI por causa de seus problemas de fala. É um retrato da monarquia britânica – por ocasião de sua maior crise – visto pelo olhar de um plebeu australiano que se orgulhava de servir, e salvar, seu rei.
Em 2011, foi lançado um filme com o mesmo título: O discurso do rei, sobre a história real do Rei George VI e seus problemas de fala. O longa recebeu diversas premiações, incluindo quatro estatuetas no Oscar (melhor ator, melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro).
Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura.
O discurso do rei está disponível para empréstimo em três unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas.