Encontro cultural celebra encerramento da Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil
Poços de Caldas, MG – Muita música, teatro, dança e poesia! As artes brilharam no encontro cultural para os educadores participantes do Curso de Formação Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada 2024. O evento lotou o Teatro Benigno Gaiga na noite da última terça-feira (26), com o tema “Faz uma onda pra mim? Navegando na diversidade cultural”.
O Grupo de Violões dos alunos do Conservatório Municipal abriu a noite colocando todo mundo para cantar com um repertório eclético desde “Garota de Ipanema” até “Have you ever seen the rain”, com a orientação e vocais do professor André Sabino.
O público se derreteu quando os pequenos atores do Centro de Educação Infantil Municipal Milton Ferreira Costa subiram ao palco para apresentar o espetáculo teatral “O tambor encantado”. Já a arte da dança foi muito bem representada com apresentações das bailarinas do Grupo Sesc Poços de Caldas e Stúdio Ariane Franco.
Durante todo o evento, os presentes puderam conhecer os relatos de experiência dos educadores que participaram da formação, inclusive em forma de poema. Os professores e coordenadores da Educação Infantil dos estudantes de 4 e 5 anos tiveram a oportunidade de refletir sobre a importância do trabalho pautado na valorização e respeito à infância e, consequentemente, resgate de memórias culturais vivenciadas, além da ampliação da diversidade e repertório cultural.
“Foi um momento rico de culminância e celebração do trabalho realizado pelos professores ao longo do ano e de muita inspiração cultural! A cultura é o elo que nos conecta, que nos faz refletir, criar e evoluir. Ela é a expressão da nossa identidade, da nossa história e dos nossos sonhos”, destacou a supervisora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Fabiana de Oliveira Gomes Assis.
O Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) é um esforço nacional para a implementação de ações estratégicas dedicadas a garantir que todas as crianças brasileiras possam alcançar êxito no processo de alfabetização. Nessa perspectiva, a educação infantil integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, buscando a inserção da criança na cultura do escrito e dentro das especificidades dessa etapa da educação básica. Em Poços de Caldas, 335 professores de 46 unidades de ensino participaram do curso de formação em 2024.