Poços de Caldas, MG – O Lar da Criança de Divinolândia (SP) recebeu o 8º ACTION promovido pelo Instituto Alcoa, por meio da Alcoa Poços de Caldas, no sábado, 30 de novembro. O evento teve como objetivo arrecadar fundos para a organização por meio da produção e venda de pamonhas, além de atividades recreativas e preparação de lanches para as crianças.
Cerca de 25 voluntários(as) da Alcoa dedicaram a manhã para a preparação de pamonhas doces e salgadas, além de terem apoiado nas vendas. Aproximadamente 600 pamonhas foram vendidas a R$ 10 e a instituição também receberá R$ 15 mil após aprovação de relatório final do Instituto Alcoa. De acordo com Hilda Faria, coordenadora do Lar da Criança, os recursos serão utilizados para aquisição de ventiladores e alimentos.
Atualmente, o Lar da Criança beneficia 51 crianças e, desde 1980, presta atendimento por meio de alimentação, educação, recreação e segurança, permitindo que os pais possam exercer atividades remuneradas. “A ação da Alcoa veio em boa hora e nos auxiliará nas despesas de final de ano”, complementa a coordenadora, que também destaca que a Alcoa Poços de Caldas é parceira da instituição há 20 anos. A primeira ação foi realizada com o Projeto Comunitário, na aquisição de mobiliário para o refeitório e a sala de vídeo, inaugurada em 12 de novembro de 2004.
“O trabalho de cada um(a) é essencial para o sucesso das nossas ações. Seguimos reforçando o nosso compromisso com as comunidades onde atuamos”, diz Maria Cristina Gonçalves, gerente de Relações Governamentais e Comunicação da Alcoa, destacando que a empresa ainda promoverá mais um ACTION no mês de dezembro, em Poços de Caldas.
A ação também contou com o trabalho voluntário do grupo de atividades circense “Diversidades em Cena”.
Sobre a Alcoa
Poços de Caldas
A unidade de Poços de Caldas (MG) é o marco inicial da história da Alcoa no Brasil, em 1965. Com mais de 1.400 funcionários (entre diretos e contratados), a unidade foca em pesquisa, desenvolvimento e aplicações que têm o potencial de transformar a indústria do alumínio.
Dedicada à produção de alumina, lingotes, tarugos e pó de alumínio, a planta destina para o mercado nacional e global produtos com baixa emissão de carbono que levam o selo EcoSource. Conforme a estratégia de atuação responsável da Alcoa, a unidade adota medidas para ampliar seu legado positivo.
Não por acaso, em Poços de Caldas foi instalado o primeiro equipamento de filtração na Refinaria da Alcoa no Brasil, mudando a disposição do resíduo de bauxita de úmido para seco – tecnologia referência para a indústria do alumínio, trazendo inovação e sustentabilidade para o processo.
Ao mesmo tempo, o Parque Ambiental comprova, há 31 anos, a seriedade do compromisso da Alcoa com a recuperação de áreas mineradas, tendo a primeira trilha do estado de Minas Gerais em área reabilitada com mata nativa, sendo um espaço de educação ambiental e engajamento social.
Para saber mais sobre a Alcoa, assista ao vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=kRYX4J07yG0
Sobre o Instituto Alcoa
Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é um instituto empresarial sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais.
Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em Educação e Geração de Trabalho e Renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).