Secretário de Estado da Casa Civil participa de evento na Apae Poços
Poços de Caldas, MG – O secretário de Estado da Casa Civil, Marcelo Aro, participou, na última quarta, 4, de um fórum de debates na Apae de Poços de Caldas. O evento teve como tema a Autogestão , Autodefesa e Família. Participaram ainda o vice-prefeito Julio Cesar de Freitas, os vereadores Regina Ciofi e Wellington Guimarães, a presidente da Apae local, Marli Missaka, a presidente da Federação das Apaes de Minas Gerais, Gláucia Boareto, a diretora técnica da secretaria de Promoção Social, Valéria Dias Castilho, além de representantes das secretarias de Saúde e de Educação e das famílias atendidas.
O Fórum busca promover a inclusão e a autonomia das pessoas com deficiência, debatendo políticas públicas importantes para a causa. Além disso, houve a escolha de representantes locais para participarem do Fórum Estadual e a entrega de um veículo e de recursos da ordem de R$ 200 mil para serem utilizados no Centro Dia da Apae.
Durante o evento, o secretário de Estado discorreu sobre sua experiência pessoal, como pai de uma filha portadora de doença rara, e deficiência mental profunda.“Vim contar minha luta como pai e como levei para a politica esta temática tão importante e necessária. Além das funções como Secretário da Casa Civil, também desenvolvo um trabalho, dentro do governo do Estado, voltado para as pessoas com deficiência e doenças raras”, destacou o secretário.
Ele informou ainda a atuação do governo de Minas no setor. “O atual governo já destinou 45 milhões para as Apaes de Minas e implantou o Teste do Pezinho ampliado, que detecta 15 doenças, ao invés de 6, como no restante do país. Minas possui ainda o maior programa de assistência a este púbico, que é o Programa Mineiro de Acessibilidade, Inclusão e Saúde (Promais)”.
Já a presidente da Federação das Apaes em MG, Gláucia Boareto, ressaltou que pela primeira vez, durante o Forum houve a composição do Coletivo de Famílias, que são grupos operativos de famílias de pessoas com deficiência intelectual, usuárias das Apaes, eleitas nos Fóruns regionais de Autogestão, Autodefesa e Família. O coletivo visa refletir sobre a experiência da deficiência nas vivências e relações familiares, possibilitando novos saberes construídos ao longo do trabalho.
O vice-prefeito Julio Cesar de Freitas também destacou o trabalho fundamental que a Apae e as demais entidades de Poços de Caldas realizam em prol das pessoas com deficiência, ressaltando as ações já desenvolvidas pelo Poder Público municipal . Sobre os recursos destinados pelo governo do estado, informou que são necessários para auxiliar o trabalho já desenvolvido pelas prefeituras e as próprias instituições e são essenciais para trazer cada vez mais qualidade no atendimento da população.
Adefip
Marcelo Aro realizou ainda uma visita à sede da Adefip, onde pode conhecer uma das salas multisensoriais instaladas com recursos do governo do Estado.
As salas são um dos projetos desenvolvidos pelo Promais. Esses ambientes são indicados para a reabilitação sensorial, cognitiva e motora, considerando as necessidades de cada pessoa atendida.
Os parques contam com uma série de funcionalidades e contribuem para o desenvolvimento de pessoas com deficiência, doenças raras e Transtorno do Espectro Autista.