Projeto Kinder Joy of Moving traz paratletas paralímpicas para Poços de Caldas
Poço s de Caldas, MG –Neste sábado (14), o Centro Integrado de Desenvolvimento do Esporte Paralímpico (CIDEP), em Poços de Caldas, foi palco de um evento especial promovido pelo projeto internacional Kinder Joy of Moving, iniciativa de responsabilidade social do Grupo Ferrero. Com a presença das paratletas medalhistas dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, Giovanna Boscolo e Maria Carolina Santiago, a manhã foi repleta de atividades que uniram esporte, inclusão e inspiração.
Giovanna Boscolo, bronze no lançamento de club em Paris, e Maria Carolina Santiago, multicampeã com ouros nos 50m livre, 100m livre e 100m costas, além de pratas nos 100m peito e no revezamento 4x100m livre 49 pontos, interagiram com o público, compartilharam suas trajetórias e destacaram a importância do esporte e da inclusão social.
O evento contou com a participação de assistidos por entidades locais, atletas do CIDEP, comunidade, além do prefeito Sérgio Azevedo, o vice-prefeito Júlio de Freitas, e o vereador Welington Guimarães – Paulista. Durante as atividades, as paratletas destacaram a relevância de projetos de responsabilidade social que incentivam a inclusão e a prática esportiva.
Giovanna Boscolo enfatizou o impacto transformador dessas iniciativas. “O movimento paralímpico vem crescendo, trazendo inclusão e conscientização sobre as pessoas com deficiência. Projetos como o Kinder Joy of Moving nos ajudam a sentir parte da sociedade e a mudar o futuro.”
Maria Carolina Santiago complementou. “Estou muito feliz em participar desta iniciativa. Permitir que as crianças se movimentem com alegria, desenvolvam habilidades e valores para a vida é essencial. A união entre Ferrero, CIDEP e Prefeitura tem um enorme poder de transformar a sociedade.”
Além de compartilhar sua história, Maria Carolina destacou a importância do suporte psicológico no esporte de alto rendimento. “Desde que priorizei o treinamento psicológico, evoluiu muito como atleta e pessoa. Isso é essencial não só para atletas, mas para qualquer pessoa, para lidar com questões internas e viver melhor em sociedade.”
CIDEP: referência em inclusão e esporte
O presidente do CIDEP, Leonardo Souza , celebrou o impacto positivo do evento. “O CIDEP existe para criar oportunidades para pessoas com deficiência acessando o esporte, o lazer e a qualidade de vida. Uma parceria com a Ferrero e o poder público fortalece nosso trabalho, permitindo ampliar o alcance de nossas ações.”
Ele também destacou que o projeto inclui não apenas os atletas, mas suas famílias, oferecendo aulas de hidroginástica e outras atividades para os cuidadores.
O coordenador do CIDEP, Eraldo Sandy dos Santos, lembrou os 25 anos de atuação da instituição. “O CIDEP nasceu para que pessoas com deficiência vivam o esporte, saiam do sedentarismo e pratiquem atividades como goalball, vôlei sentado, atletismo e natação. Hoje somos referência nacional em gestão e desenvolvimento paradesportivo, reconhecidos pelo Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos.”
Responsabilidade
social em ação
O projeto Kinder Alegria de Mover está presente em Poços de Caldas desde 2018, implementado 100% na rede municipal de ensino. Segundo Fernando Careli, diretor de assuntos institucionais da Ferrero. “Nosso objetivo é resgatar a alegria e o prazer do movimento nas crianças. Acreditamos que iniciativas como essa criam momentos de transformação e inclusão para toda a comunidade.”
A programação incluiu atividades práticas, como um momento especial na piscina, onde os atletas do CIDEP nadaram ao lado de Maria Carolina Santiago, vivendo uma experiência única.
Para o prefeito Sérgio Azevedo, Poços de Caldas reafirma seu compromisso com a inclusão e o desenvolvimento humano, enquanto fortalece sua posição como referência no esporte paralímpico e na responsabilidade social.