Rede POP realiza encontro com debate sobre os direitos das pessoas com deficiência
Poços de Caldas, MG – O último encontro do ano da Rede POP ocorreu neste mês no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Poços de Caldas e contou com a presença do cientista político Márcio Augusto Scherma, mestre e doutor em Relações Internacionais pela Unicamp. Márcio, que atualmente preside o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e integra fóruns e órgãos colegiados relacionados ao tema, trouxe uma importante reflexão sobre as leis e normativas que garantem os direitos das pessoas com deficiência e a problemática do capacitismo no cotidiano desse público.
Durante o encontro, Márcio Scherma apresentou uma rica construção histórica, filosófica e social sobre o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência, destacando os desafios já superados e os avanços que ainda precisam ser conquistados. O debate foi fundamental para os profissionais presentes, que atuam diretamente no atendimento à população em situação de rua, proporcionando um momento de troca, aprendizado e enriquecimento técnico.
A Rede POP tem como objetivo principal articular os setores do poder público e da sociedade civil, promovendo políticas públicas, desenvolvendo ações e atividades, e pensando em serviços voltados à população em situação de rua. A iniciativa é articulada pela Secretaria Municipal de Promoção Social e reúne diversos atores que atuam com esse público vulnerável.
Conforme a secretária de Promoção Social, Marcela Carvalho, ao longo deste ano foram realizados encontros mensais, fundamentais para ampliar as trocas de informações e conhecimentos entre os profissionais envolvidos. “Esses momentos fortalecem a Rede POP, possibilitando a expansão e a qualificação do atendimento às pessoas em situação de rua, garantindo que as políticas públicas cheguem de forma eficaz a quem mais precisa”, destacou.
O encerramento dos encontros de 2024 reforça a importância da Rede POP como um espaço de diálogo, construção coletiva e desenvolvimento de estratégias para garantir direitos e promover dignidade à população em situação de vulnerabilidade em Poços de Caldas.