vaga_18

Sylvio Pereira, autor indicado da Série Vaga-lume de hoje: opção de leitura

Data da Publicação:

18/12/2024

Poços de Caldas, MG – A Ilha Perdida. Um cadáver ouve rádio. O Escaravelho do Diabo. O Caso da Borboleta Atíria. Zezinho, o dono da porquinha preta. Os Barcos de Papel. Um leão em família. Principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens, a Série Vaga-lume completa 50 anos de lançamento em 2023. Para celebrar os sucessos que seguem impactando os jovens leitores de ontem e de hoje, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços divulga, toda semana, um autor da coleção com as indicações de livros disponíveis para empréstimos nas cinco unidades.
A Coleção Vaga-lume foi lançada pela editora Ática em 1973. Voltada para o público infantojuvenil, ela rapidamente se popularizou, principalmente por seu uso em escolas. A coleção conta com mais de 100 títulos em seu catálogo, divididos entre as séries Vaga-Lume e Vaga-Lume Jr., para leitores com faixa etária entre 10 e 20 anos. O último livro “Os Marcianos”, de Luiz Antônio Aguiar, foi publicado em 2021.
Nesta semana, o autor indicado é Sylvio Pereira. Um jornalista dedicado à literatura Sylvio Pereira nasceu em São Paulo, capital, onde estudou e sempre viveu. Iniciou na imprensa aos 17 anos. Trabalhou nas redações do Correio Paulistano e de A Razão, e chegou a diretor de O Tempo.
Colaborou, diariamente, por vários meses, na Folha da Manhã e, esporadicamente, em outros jornais e revistas. Formou-se em Direito, na Faculdade do Largo São Francisco. Escreveu dois livros jurídicos e participou ativamente da vida política. Foi deputado estadual e ocupou cargos de relevância na administração federal.
Apesar dos afazeres de advogado, político, jornalista e também de professor, sempre reservou tempo para a literatura, tendo vários contos e dois romances publicados: Nem a glória do inferno (1º prêmio no Concurso Nacional do Clube do Livro) e Dólares para Vitória.
Escrevia com facilidade e rapidez e seus romances giram entre a aventura e o suspense, com muita ação. Na sua opinião, a ficção literária deve procurar apresentar histórias de muita energia e movimento, em que o leitor participe através da criatividade e da imaginação. Faleceu em 1995. Na Série Vaga-Lume lançou A primeira reportagem e A grande fuga.

A primeira reportagem
Após a morte da mãe, Roberto se muda para São Paulo. O tio, que já morava na cidade, arruma para ele um trabalho no renomado jornal Notícias e Debates e uma vaga em uma pensão. As novidades do emprego e as descobertas do primeiro amor agitam a vida do garoto de 18 anos. A poucos dias de completar oito meses no jornal, o sequestro de duas crianças, uma menina de 14 anos e um menino de seis, filhos do Secretário da Fazenda, pode mudar a vida de Roberto. Ele acaba se envolvendo com o caso e, quando menos imagina, a história dá um novo rumo à sua vida profissional. A primeira reportagem, que conquistou jovens leitores desde a década de 1970, é mais uma aventura cheia de romance e mistério da clássica série Vaga-Lume.
Disponível nas bibliotecas: Centenário; Júlio Bonazzi; Marcus Vinícius de Moraes; Manuel Guimarães.

A grande fuga
A Grande Fuga conta a história de três jovens que se envolvem em uma perigosa disputa entre quadrilhas. Cat, Júlio e Paulino estão a caminho de uma praia quando encontram um homem ferido. Os jovens socorrem o homem e levam-no para casa. Descobrem que o ferido, Hildebrando, é um integrante de uma quadrilha que está em guerra interna.
Disponível nas bibliotecas: CEU; Júlio Bonazzi; Marcus Vinícius de Moraes; Manuel Guimarães.

Leia Também

foto-prazo-inscricao-teatro-16-04-25

Prazo para inscrições no 34º FET termina nesta quarta-feira

Poços de Caldas, MG - Termina nesta quarta-feira, 16 de abril, o prazo de inscrições para as unidades escolares que desejam participar da 34ª edição do Festival Estudantil de Teatro (FET). As inscrições devem ser realizadas pelo link https://forms.gle/u9moLnabzrVMLTSi9. O…
foto-festival-teatro-curitiba-16-04-25

Grupo poços-caldense se destaca em festival de teatro de Curitiba

Poços de Caldas,MG - A solidão na velhice é o mote do espetáculo “A Melhor Idade”, do Coletivo Fanfarra, que emocionou diferentes públicos na última semana, em um dos maiores festivais do país. Com quatro apresentações na Mostra Fringe, o…
foto-paixao-cristo-16-04-25

Encenação “Paixão e Morte de Jesus na Cruz” acontece na Sexta-feira da Paixão

Poços de Caldas,MG - Na sexta-feira, 18 de abril, às 19h30, será realizada a Encenação “Paixão e morte de Jesus na Cruz”, no pátio da Paróquia São Paulo Apóstolo (Rua Lalá Amaral, 10 – Jardim Santa Lúcia). Os atores são…
foto-banda-apresenta-16-04-25

Banda grava participação na 2ª Copa América Virtual de Bandas e Fanfarras, com apresentação aberta ao público

Poços de Caldas, MG - Nesta quarta-feira, 16 de abril, a Banda Marcial da Escola Municipal José Avelino de Melo fará a gravação para sua participação na 2ª Copa América Virtual de Bandas e Fanfarras. A apresentação será aberta ao…
foto-exposicao-15-04-25

Exposição “Arte para todos” chega a Poços de Caldas promovendo inclusão artística

Poços de Caldas,MG - A Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP), em parceria com a Galeria Ampliart, realizará em Poços de Caldas a exposição “Arte para todos”, com início nesta terça-feira (15), no hall de entrada…
foto-paixao-cristo-15-04-25

Encenação “Paixão de Cristo” abre a programação do Minas Santa em Poços

Poços de Caldas,MG - A encenação “Paixão de Cristo”, do Grupo de Teatro Palavra Viva, vai abrir a programação do “Minas Santa” em Poços de Caldas, na quarta-feira, 16 de abril, às 19h30, na Basílica Nossa Senhora da Saúde, na…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!