Projeto Festival de Atletismo Escolar realiza mais uma etapa em Poços de Caldas
Poços de Caldas, MG – Foi realizado no dia 19 de novembro de 2024 no Estádio Municipal Antônio Megali (Bairro Santa Rosália) o Festival de Atletismo Escolar (Zona Leste Ampla).
Esse foi o quarto Festival de Atletismo Escolar realizado neste ano de 2024 através da parceria dos projetos Festivais de Atletismo Escolar da Cidade de Poços de Caldas aprovado pela concessão de Patrocínios da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas que tem como empreendedor Rodilson Domingues e Projeto Atletismo Poços de Caldas – “Seleção e Acompanhamento do Talento Desportivo” aprovado pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte 8.624/09, que tem como empreendedor o professor Sídnei Carlos De Parolis.
Nesta etapa foram realizadas corridas de velocidade, lançamentos e corridas de resistência nas categorias Sub-12 (10 e 11 anos), Sub-14 (12 e 13 anos), Sub-16 (14 e 15 anos) e Sub-18 (16 e 17 anos) tanto no masculino como no feminino. As idades propostas são bem abrangentes, isso porque dependendo da escola ou projeto, eles trabalharam crianças com idades menores, e outros, adolescentes com idades maiores. Realizando os Festivais desta maneira conseguimos dar oportunidade a um maior número de estudantes do nosso município de praticarem a modalidade. “Conseguimos através de adaptações propostas pela Confederação Brasileira de Atletismo realizarmos todas as provas de uma forma adaptada dentro do campo de futebol para as idades sugeridas. Através destas adaptações, conseguimos detectar todos os estudantes que tem maior nível de velocidade, força e resistência”, disse o professor Sidnei Carlos de Parólis. O Festival de Atletismo (Zona Leste Ampla) conseguiu atingir todos os objetivos propostos. A regionalização dos Festivais de Atletismo trouxe a democratização da modalidade, proporcionando a um grande número de crianças conhecerem e praticarem a modalidade.
“A parceria entre os dois projetos foi de fundamental importância para que todos os quatro festivais acontecessem na nossa cidade neste ano. Tivemos uma participação entre 100 a 150 de alunos em média nos festivais, proporcionando a democratização da modalidade, dando oportunidade e vivência a todos os alunos de experimentarem as provas sugeridas. E paralelamente a isso dando oportunidade a crianças e adolescentes de frequentarem as aulas de iniciação ao treinamento e desenvolverem as suas potencialidades individuais”, finalizou Sidnei.