Exposição do projeto “Poesia Colada” é destaque na Biblioteca da Urca
Poços de Caldas, MG – O projeto “Poesia Colada”, que utiliza poesias e materiais recicláveis para desenvolvimento de trabalhos e esteve no mês de novembro em unidades da rede pública de ensino de Poços de Caldas, recebe visitação para a exposição dos trabalhos criados pelos estudantes na Biblioteca Centenário, localizada no Espaço Cultural da Urca, até o dia 15 de janeiro.
Nesta edição a temática do projeto abordou a transição da infância para a adolescência dando voz a essa fase marcada por intensas mudanças emocionais, físicas e sociais. Nesse período, surgem questionamentos sobre identidade, pertencimento e a descoberta de novos papéis sociais. A intenção foi colocar em forma de poesia e arte esses sentimentos que estão aflorados e precisam ser ouvidos.
Assim, com técnicas de reaproveitamento de materiais que seriam descartados precocemente, como sacolas, sobras de papel, embalagens e outros itens, para compor um poema, seja ele pronto ou escrito, os estudantes utilizaram a criatividade para dar uma nova vida a esses materiais, que foram transformados em composições poéticas, unindo sustentabilidade e arte.
Alyson Dias, produtor e ministrante das oficinas, e Bruna Villela, poeta e ministrante das oficinas, idealizadores do projeto, visitaram a E.M José Avelino de Melo e o PMJ João Monteiro em um primeiro encontro, no qual apresentaram a proposta e incentivaram os alunos a recolher materiais recicláveis para a criação dos poemas. Na etapa seguinte, os estudantes produziram poesias utilizando os materiais que trouxeram, além dos disponibilizados pela equipe, resultando em trabalhos criativos e únicos.
Como resultado do projeto, mais de 40 poesias estão agora expostas e abertas a visitação na Biblioteca Centenário, desde o dia 15 de dezembro e seguindo até 15 de janeiro de 2025. Após este período, os poemas serão publicados nas redes sociais do projeto @poesia.colada, onde também é possível encontrar outros registros dessa e de edições anteriores.
A proposta é viabilizada com o patrocínio da Prefeitura de Poços de Caldas / Secretaria Municipal de Cultura, conta com a coordenação de Alyson Dias e Bruna Villela e produção e apoio cultural da Carvalho Agência Cultural.