Poços de Caldas, MG – Recentemente, o Ministério das Comunicações/Secretaria de Comunicação Social Eletrônica publicou o Edital n. 222/2024/MCOM, anunciando que o município de Poços de Caldas foi contemplado no programa Brasil Digital. Neste ano de 2024, a Câmara de Poços demonstrou interesse no projeto, que tem como objetivo financiar estações transmissoras de TV, através da doação de equipamentos, para levar os canais da Rede Legislativa (emissoras de TV da Câmara dos Deputados, Senado Federal, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais) a cerca de 250 cidades. Após envio de documentos e seleção, a Câmara de Poços avança na implantação da TV Câmara e aguarda a visita técnica do MCom, que coordenará o processo de avaliação do local para instalação dos equipamentos, local este cedido pela Prefeitura.
No ano passado, o Legislativo de Poços retomou o contato com a Rede Legislativa de Rádio e TV da Câmara dos Deputados a fim de efetivar a implantação da TV Câmara. Com a consignação do canal 31 de TV para Poços de Caldas, a Câmara demonstrou interesse em dar continuidade ao projeto. A Gerência de Administração realizou, inclusive, a cotação dos equipamentos de transmissão, fase obrigatória para o licenciamento. No entanto, em junho de 2024, a Casa tomou conhecimento do programa Brasil Digital. O Ministério das Comunicações, através desse projeto, será responsável por adquirir e instalar os equipamentos de transmissão (transmissores e antenas) dos canais de TV da Rede Legislativa. Para ser selecionada, a Câmara manifestou interesse em ser a instituição beneficiária (que receberá a doação dos equipamentos de transmissão e será responsável pela sua operação, manutenção e custos de funcionamento) e a Prefeitura a instituição parceira (responsável por providenciar o local de instalação e sua infraestrutura básica).
Poços, Rodrigo Galhardi, para concluir todo esse processo de seleção no programa Brasil Digital, foi feita uma visita à torre da Prefeitura, na Serra de São Domingos. “Uma equipe da Câmara esteve no local, acompanhada do engenheiro responsável pelo projeto técnico, Fernando Errico, e do secretário de Comunicação Social, Antônio Donizete Albino. Verificamos que o espaço era adequado e a Prefeitura manifestou interesse em ser parceira. Assim, enviamos toda a documentação, participamos de reuniões com orientações sobre essa etapa e, ao final, recebemos essa grande notícia”, ressalta.
Galhardi explica que outras etapas serão necessárias daqui para frente, como a visita técnica ao local de instalação dos equipamentos. “O Ministério das Comunicações vai coordenar esse processo de instalação e a Câmara dos Deputados conduzirá as tratativas administrativas. A expectativa é que esses processos sejam iniciados no próximo ano”, conta.
O presidente da Câmara de Poços, vereador Douglas Dofu (União), destaca a importância desses canais para aproximar ainda mais o Legislativo da população. “Esse projeto da TV Câmara teve início há alguns anos, na presidência da minha colega vereadora Regina Cioffi, que foi uma grande entusiasta dessa pauta. Em 2023, recebemos um Ofício da Câmara dos Deputados falando sobre a existência do canal 31, que foi solicitado lá atrás, ainda na presidência da vereadora Regina. Retomamos todo esse processo, com o auxílio da Gerência Administrativa e de outros setores. Tivemos essa ótima notícia agora no final de 2024, que fomos selecionados no programa Brasil Digital, e a Câmara, inclusive, não terá custos com os equipamentos de transmissão. A expectativa é avançar ainda mais nessa implantação daqui para frente, dando mais transparência às ações da Câmara, levando informação do trabalho dos vereadores à população e estimulando a cidadania e participação de todos”, finaliza.