Belo Horizonte, MG – O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), disponibiliza, a partir desta quinta-feira (2/1), acesso a 10 mil vagas diárias para emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) de todo o estado. Com a ampliação, a capacidade corresponderá ao dobro da ofertada no início de 2024.
Desde janeiro do ano passado, mais de 300 funcionários foram capacitados para atender à demanda crescente nas UAIs. Além disso, ajustes operacionais, como a redução do tempo médio de atendimento de 20 para 15 minutos, possibilitaram a ampliação de horários sem comprometer a qualidade do serviço.
“Essa iniciativa reforça o compromisso do Governo de Minas com a cidadania e a inclusão. Ampliar a capacidade de atendimento para a emissão da Carteira de Identidade é garantir que os mineiros tenham acesso mais rápido e eficiente a um serviço essencial, promovendo praticidade e qualidade no atendimento em todas as regiões do estado”, destacou a diretora Central de Gestão das Unidades de Atendimento Integrado, Marina Kleinhappel.
Mais de 2 milhões de carteiras emitidas
Minas Gerais mantém a liderança nacional na emissão da nova Carteira de Identidade Nacional. Desde o início oficial da emissão da CIN, em 27 de dezembro de 2023, mais de 2 milhões de documentos já foram emitidos nos mais de 400 Postos de Identificação da PCMG.
Como agendar o atendimento
Os cidadãos que precisam emitir a nova identidade devem realizar o agendamento prévio de forma gratuita pelos canais oficiais do Governo de Minas: o Portal MG e o aplicativo MG App. As vagas são liberadas de segunda a sexta-feira, a partir das 7h e o prazo para agendamento é de dez dias.