As famílias brasileiras enfrentam desafios crescentes para lidar com os custos da educação, como revela o levantamento inédito do Instituto Locomotiva e QuestionPro. Em 2024, os gastos com materiais escolares atingiram expressivos R$ 49,3 bilhões, marcando um aumento de 43,7% nos últimos quatro anos. Esses números destacam não apenas o peso financeiro dessas despesas, mas também o impacto direto em 85% das famílias com filhos em idade escolar.
O estudo aponta que 90% dos responsáveis por alunos da rede pública e 96% daqueles com filhos em escolas privadas planejam comprar materiais para o ano letivo de 2025. Entre os itens mais exigidos estão os materiais solicitados pelas escolas (87%), seguidos por uniformes (72%) e livros didáticos
No entanto, a realidade financeira de muitas famílias torna essa tarefa um desafio. Um em cada três compradores recorrendo ao parcelamento para lidar com as despesas. Essa situação reflete o aumento do custo de vida e a pressão sobre os orçamentos domésticos, principalmente em um cenário econômico desafiador.
Essa pesquisa evidencia a necessidade de uma abordagem conjunta entre governos, instituições educacionais e sociedade para garantir que a educação, um direito fundamental, não se torne um fardo insustentável. Afinal, investir na formação das novas gerações é essencial para construir um futuro mais promissor para o país.