Poços de Caldas, MG – Liamara de Paulo, nova treinadora do time Sub-20 do Poços de Caldas Futebol Clube, conversou com o jornal Mantiqueira sobre o desafio de liderar a equipe na Taça Sul-Mineira Sub-20 e sua trajetória no futebol. Aos 31 anos, Liamara encara sua primeira experiência como técnica após uma carreira marcada por conquistas e superações.
Um novo capítulo na carreira
Assumir o comando do time Sub-20 do Vulcão é um marco na vida de Liamara. Após atuar como auxiliar técnica por um breve período, ela agora tem a oportunidade de liderar o grupo. “Pra mim é uma experiência muito grande. Tô meio que pulando a etapa de auxiliar para treinadora. Trabalhei um mês com o Marcelo Albino, tive essa oportunidade, gostei muito, e venho estudando para desenvolver esse trabalho com os meninos. É algo muito interessante e acredito que vai dar muito certo”, afirmou Liamara.
Uma carreira de superação
Natural de Poços de Caldas, Liamara começou sua trajetória no futebol aos 16 anos, quando deixou a cidade para fazer testes na Ferroviária de Araraquara. Foi aprovada e passou dois anos no clube antes de seguir para o Santos. Sua habilidade a levou a ser convocada para a Seleção Brasileira, mas uma lesão acabou interrompendo esse sonho.
“Fui convocada, estava na lista, mas não fui por causa da lesão. Isso me levou a desistir por um tempo e voltar para casa. Joguei muito futsal e depois passei por clubes como 15 de Piracicaba, São José dos Campos, São Francisco do Conde, América Mineiro, Cruzeiro e Minas Brasília, onde encerrei minha carreira aos 27 anos por conta de outra lesão.”
A lesão que encerrou sua carreira também foi o ponto de partida para sua transição ao lado técnico. Após passar por cirurgia e enfrentar complicações, Liamara aproveitou para se qualificar, concluindo a licença C de treinadora da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
“Eu já tinha interesse em ser treinadora. Fiz o curso da licença C da CBF, e agora vou continuar na licença A e também quero me especializar em análise de desempenho”, compartilhou.
Primeira oportunidade como treinadora
O convite para liderar o Sub-20 do Poços de Caldas FC marca sua estreia como treinadora principal. Liamara vê a oportunidade como uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, uma realização pessoal.
“É minha primeira oportunidade e agradeço de coração. Tô muito feliz com essa chance e vou trabalhar muito para que dê tudo certo. Sei que é um grande desafio, mas acredito que, com dedicação, podemos fazer um ótimo trabalho.”
Expectativa para a Copa Sul-Mineira Sub-20
Com a estreia marcada para a Taça Sul-Mineira Sub-20, Liamara está confiante de que pode guiar o time a bons resultados. “Estou acompanhando jogos, estudando e me dedicando ao máximo para dar o meu melhor. É um grande desafio, mas também uma oportunidade incrível de crescimento”, concluiu.