Poços de Caldas, MG – Com concertos gratuitos e uma agenda de oficinas de instrumentos orquestrais, regência e canto, a qual é reconhecida como uma referência dentro e fora do país, o Festival Música nas Montanhas (FMM) realiza, este ano, sua 26ª edição. O evento acontece de 15 a 18 de janeiro, em Poços de Caldas-MG, mas, dando um enfoque especial ao canto, as atividades voltadas à área vocal têm início mais cedo, no dia 12. Pensando na descentralização do acesso à arte, os Concertos Especiais também começam no dia 12, com a tradição de levar música a espaços diferenciados, como hospitais, asilos e igrejas.
De maneira especial, neste ano, cerca de 50% dos participantes do festival são cantores. Eles integram as Classes de Canto, Coro Infantil, TerceirEncanto e Coro Sinfônico. As atividades são coordenadas pelos reconhecidos professores, Francisco Campos e Regina Kinjo.
Além da área vocal, as oficinas pedagógicas trazem classes nas áreas de madeiras, metais, cordas, harpa, piano, percussão e regência.
Por sua qualidade, tanto no que se refere às séries de concertos gratuitos quanto à agenda pedagógica, o FMM é considerado um dos mais importantes festivais do país, segundo a mídia especializada. O Festival tem direção artística do maestro Jean Reis e administrativa de Raquel Mantovani e, em sua trajetória, segundo Raquel, firmou um importante papel cultural.
“Um verdadeiro divisor de águas no desenvolvimento musical da cidade, o Música nas Montanhas contribuiu, sobremaneira, para que Poços de Caldas seja considerada, hoje, um polo irradiador de cultura do Sul de Minas”, acredita.
Em uma tradição que se repete atraindo alunos de vários estados brasileiros e também de países da América Latina, o FMM recebe professores e profissionais de grande importância no cenário artístico musical nacional e internacional. Com isso, tem formado gerações de músicos, não apenas locais, mas também de outras localidades, incentivando, ainda, a formação internacional, com a oferta de bolsas educacionais que culminaram no envio de dezenas de alunos para complementação de seus estudos no exterior, através dos convênios firmados com a Universidade do Mississipi e a Ècole Superior de Paris.
Já integram o quadro de professores e monitores do FMM, profissionais de Poços de Caldas que começaram seus estudos no Festival, como Otávio Quartier, Tom Zé Bortolotto e Juliano Barreto, que atua como maestro da Banda Sinfônica.
O FMM é uma realização da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio Althaia. Apoio Cultural Curimbaba e Myrallis. Produção Piu Mosso.
PROGRAMAÇÃO 26ª EDIÇÃO
Preparada com especial atenção e esmero pelo maestro Jean Reis, a programação artística tem início na quarta-feira (15) e segue até sábado (18), em espetáculos noturnos no Teatro da Urca, às 20h30, com entrada gratuita.
Para o concerto de abertura, o FMM recebe a Orquestra Versatilis, sob regência do maestro Jean Reis.
Na quinta-feira (16), a agenda traz uma apresentação com os Professores do Festival e, na sexta-feira (17), a Urca torna-se palco do encontro entre a Orquestra Acadêmica e as Vozes do Festival, sob regência de Jean Reis e regência coral de Regina Kinjo e Francisco Campos.
O concerto de encerramento é marcado pela presença da Orquestra Sinfônica do Festival, regida por Reis.
Ao longo da semana, o panorama de Poços de Caldas é alterado, com a presença de musicos de diversas partes do país e da America Latina. A tradicional qualidade do corpo docente em todas as áreas do festival também fará a edição extremamente marcante e especial.
Além da série de Concertos Noturnos, o FMM oferece também os Concertos Especiais, levando música até a comunidade, em Igrejas, Asilos, Hospitais, Praças Públicas, Museu e outros espaços diferenciados. O Festival é pioneiro nessa iniciativa.
Para essas apresentações, uma agenda intensa está prevista. Confira a programação da Série de Concertos Especiais: 12/01 às 17:30 – Concerto Especial na Igreja São Domingos; 15/01 às 14:30 – Asilo São Vicente de Paulo; 16/01 às 14:30 – Hospital Santa Lúcia; 18/01 às 15:00 – Museu Histórico e Geográfico.
A programação completa do 26º Festival Música nas Montanhas pode ser acessada no site www.festivalmusicanasmontanhas.com.br