Poços de Caldas, MG – O secretário de Turismo de Poços de Caldas, Arison Siqueira, recebeu na última semana o gestor da Instância de Governança Regional (IGR) Caminhos Gerais, Rafael Huhn, para alinhar estratégias e parcerias que visam impulsionar o turismo no sul de Minas Gerais.
O Circuito Turístico Caminhos Gerais, composto por 12 municípios, foi recentemente eleito para integrar o Conselho Estadual de Turismo de Minas Gerais (CET-MG) no biênio 2024-2026. Essa conquista demonstra o compromisso da entidade com o desenvolvimento e valorização do turismo regional, especialmente na promoção da rica tradição gastronômica local.
Certificada pela Política Estadual de Regionalização do Turismo e reconhecida no Mapa do Turismo Brasileiro pelo Ministério do Turismo, a IGR Caminhos Gerais desempenha papel estratégico no fortalecimento da economia criativa e no aprimoramento da infraestrutura turística das cidades de Andradas, Botelhos, Caldas, Cabo Verde, Campestre, Carvalhópolis, Ibitiúra de Minas, Ipuiúna, Machado, Poço Fundo, Poços de Caldas e Santa Rita de Caldas.
Durante o encontro, Rafael Huhn destacou a importância de uma atuação mais ativa na formulação de políticas públicas para o turismo. “Estamos focados em contribuir para o desenvolvimento econômico e cultural dos municípios, fortalecendo a identidade regional por meio da gastronomia e outras experiências turísticas autênticas”, afirmou.
Arison Siqueira, por sua vez, reforçou o compromisso da Secretaria de Turismo em trabalhar de forma integrada com os demais municípios e com o estado. “Essa parceria fortalece nossa visão de turismo colaborativo, que trará ainda mais resultados positivos para a região. Já estamos alinhando estratégias que potencializem nossa visibilidade e atratividade no cenário estadual e nacional”, destacou o secretário.
A Secretaria de Turismo de Poços de Caldas e o trade local estão celebrando, mais uma vez, a classificação da cidade na categoria A do Mapa do Turismo Brasileiro. Poços de Caldas é a única cidade do sul de Minas a atingir essa posição, sendo a mais alta em um ranking que vai de A a E, destacando a excelência da cidade no setor turístico. Essa conquista reforça o papel de Poços como referência no turismo mineiro e nacional, graças à infraestrutura de qualidade, diversidade de atrativos e investimentos constantes no setor. A integração entre Caminhos Gerais e a Secretaria de Turismo promete consolidar ainda mais o sul de Minas como um destino turístico de destaque, valorizando sua cultura, gastronomia e belezas naturais. Essa colaboração marca mais um passo importante no desenvolvimento regional e no fortalecimento da identidade turística de Poços de Caldas.