Poços de Caldas, MG – Com o tema “Saúde mental pede cuidados individuais, atitudes institucionais e políticas públicas”, a campanha Janeiro Branco deste ano reforça a importância de cuidar da saúde mental e emocional, incentivando as pessoas a buscarem ajuda profissional e promovendo debates essenciais para a construção de uma cultura de acolhimento e conscientização. Instituído pela Lei Federal 14.556/23, o movimento busca sensibilizar a sociedade e as instituições para a importância de priorizar a saúde mental.
Em Poços de Caldas, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, está engajada na campanha e intensificação, durante o mês de janeiro, das ações realizadas pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS II, CAPS AD e CAPS Infantil). Reuniões e workshops vão abordar a temática, envolvendo usuários dos serviços e suas famílias. “ Janeiro Branco é uma iniciativa que visa a conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e emocional.
Falar de saúde mental vai além da ausência de transtornos ou da busca pelos mesmos, é construir relações saudáveis, para encontrar propósitos e bem estar da população. Portanto saúde mental é um assunto de todas as pessoas, para que possamos buscar e lutar juntos por uma sociedade igualitária”. Aponta a Diretora do Departamento de Atenção à Saúde, Rosilene Faria.
Cronograma de Atividades:
24/01 (sexta-feira), 9h – Passeata na Praça do Coreto:
Trabalhadores e usuários dos serviços de saúde mental se reúnem para uma caminhada de conscientização, destacando a importância do cuidado com a saúde mental.
29/01 (quarta-feira), 8h – Passeio no Parque do Cristo:
O CAPS Infantil Despertar promoverá uma atividade com adolescentes no parque, incluindo reflexões sobre saúde mental e a divulgação da campanha para visitantes. Paralelamente, o CAPS AD, CAPS Infantil e CAPS II realizarão reuniões com usuários e familiares na campanha reforçando a importância da busca por apoio.
Rede de Atendimento
em Saúde Mental
Os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) de Poços de Caldas são referência no atendimento à saúde mental. Com equipes multidisciplinares compostas por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, instrutores e oficineiros, os CAPS oferecem acolhimento, terapias individuais, grupos terapêuticos e oficina musical, poesia, e artesanato, além de acompanhamento familiar.
Conheça os serviços disponíveis:
CAPS II – Girassol: Localizado na Rua Ouro Preto, 156, Jardim dos Estados. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. ( Oferece atendimento para pessoas com transtorno mental)
CAPS AD – Álcool e Drogas: Localizado na Rua Paraíba, 200. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. (Atendimento para pessoas em sofrimento devido ao uso abusivo de álcool e drogas )
CAPS I : Uma modalidade focada em crianças e adolescentes com intenso sofrimento psíquico, incluindo transtornos graves e persistentes e uso de substâncias psicoativas. Localizado na Av. Dr. David Benedito Otoni, 794 – Jardim dos Estados. Atendimento de segunda à sexta das 8h às 18h.
Além dos CAPS, a Rede de Atenção Psicossocial do município inclui Unidades Básicas de Saúde, UPA e os hospitais Margarita Morales e Santa Lúcia.
Atenção à saúde mental é um cuidado que salva-vidas. Não hesite em procurar ajuda.