foto: divulgação

Agentes de endemias intensificam trabalho de busca ativa de escorpiões na cidade

Data da Publicação:

23/01/2025

Poços de Caldas, MG – No período de altas temperaturas e chuvas intensas é comum o aumento do aparecimento de animais peçonhentos nas casas e quintais, por isso é muito importante estar atento e tomar cuidados redobrados para evitar acidentes.
A partir desta semana, os agentes de endemias irão intensificar as visitas nas casas onde houve registros de acidentes e denúncias de aparecimento de escorpiões. Os servidores estão aptos a realizar as orientações sobre os métodos de prevenção contra animais peçonhentos e também como realizar a captura de escorpiões seguindo uma metodologia de segurança individual do Ministério da Saúde.
Em 2022, 70 servidores da Vigilância Ambiental de Poços de Caldas participaram de capacitação sobre manejo e captura de escorpiões. Os escorpiões capturados pela Vigilância Ambiental são armazenados e enviados à Regional de Saúde de Pouso Alegre onde é feita a extração do veneno para a produção do soro antiescorpiônico, essencial no tratamento de acidentes com esses animais.
Em 2024, foram registrados 56 casos de acidentes envolvendo o aracnídeo no município, além de 40 registros de denúncias de surgimento de escorpiões dentro de imóveis onde foram realizadas as atividades de buscas ativas pela Vigilância Ambiental.
Apesar do risco, a Secretaria Municipal de Saúde orienta que a adoção de medidas simples pode reduzir a incidência desses acidentes: Mantenha os ambientes limpos e organizados; Remova entulhos e sobras de construção; Vede portas com “cobrinhas” e instale telas em ralos, pias e tanques; Sempre confira sapatos e roupas antes de usar.
Em caso de acidente é necessário que a vítima procure imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para receber o tratamento adequado.
“É fundamental usar luvas de proteção individual contra perfuro cortante ao manusear qualquer tipo de material que esteja possibilitando a presença de escorpiões”. Segundo dados do Ministério da Saúde, “a maioria dos casos ocorre nos membros superiores”. Destaca Robson Rodrigues dos Santos, supervisor geral do Programa de Controle Vetorial.
O coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Miguel Ferreira do Lago, alerta para a necessidade da prevenção e manejo adequado do ambiente, já que não existe controle químico efetivo, indicado pelo Ministério da Saúde: “Além desses cuidados em nossas casas, é muito importante tomar medidas para evitar que os acidentes com escorpiões ocorram, nossos agentes estão preparados para passar todas as orientações para a população”.
Denúncias sobre a presença de escorpiões podem ser feitas ao Alô Saúde pelo telefone ou WhatsApp: (35) 3114-8127. A Vigilância Ambiental avaliará cada caso e tomará as medidas necessárias.

Leia Também

Foto: PMPC/Divulgação

Obras da nova UBS do Jardim Country Club avançam

Poços de Caldas, MG - As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Country Club seguem em ritmo acelerado. A estrutura do prédio já foi concluída e, nesta semana, foi realizado o enchimento da laje. Na próxima…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeitura intensifica ações de prevenção à febre amarela em pontos turísticos

Poços de Caldas, MG - Com o objetivo de reforçar as ações de prevenção à febre amarela, a Prefeitura de Poços de Caldas promoveu, por meio das secretarias de Saúde e Turismo, uma reunião com representantes da Citur – empresa…
Foto: Marcos Corrêa/Mantiqueira

Moto colide com carro na Avenida Coronel Virgílio Silva; condutor foge após o acidente

Poços de Caldas (MG) – Um acidente envolvendo uma motocicleta e um carro foi registrado na noite desta sexta-feira, em um cruzamento da Avenida Coronel Virgílio Silva com a Rua Mário Matioli, na zona sul da cidade. Segundo relatos de…
Foto: PMMG/Divulgação

Polícia Militar prende dois homens por tráfico de drogas na Rua Rio de Janeiro

Poços de Caldas (MG) – Na tarde desta sexta-feira, 11, a Polícia Militar prendeu dois indivíduos por tráfico de drogas na Rua Rio de Janeiro, em Poços de Caldas. A ocorrência contou com a atuação conjunta das equipes da MP…
Foto: Divulgação

Skate ganha espaço no Projeto Poços Ativa como ferramenta de inclusão e transformação social

Poços de Caldas, MG - O Projeto Poços Ativa, referência em promover saúde, bem-estar e cidadania por meio do esporte em Poços de Caldas, segue inovando. O skate passa a integrar oficialmente as atividades oferecidas pelo programa, com uma proposta…
Foto: Divulgação

Atletas do BMX Poços Clube representam o Brasil no Pan-Americano e Latino-Americano no Chile

Poços de Caldas, MG - Nos dias 5 e 6 de abril, a cidade de Chillán, no Chile, foi palco de um dos eventos mais importantes do calendário internacional de BMX Racing: o Campeonato Pan-Americano e Latino-Americano da modalidade. O…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!