Poços de Caldas, MG – Na noite de quarta (22), uma intensa chuva atingiu Poços de Caldas, com duração de aproximadamente uma hora, provocando transtornos pela cidade. A Defesa Civil relatou quedas de árvores, destelhamento de casa, queda de muro e diversos pontos de alagamento. Houve ainda queda no fornecimento de energia, provocando paralisação momentânea na Estação de Tratamento de Água ETA V.
Apesar de estragos materiais, não houve feridos ou vítimas, apenas uma pessoa ficou desalojada. O coordenador da Defesa Civil, Mauro Barbosa, informa que não houve solicitação para atendimentos no comércio e destaca a rápida ação de todas as forças de segurança no atendimento às ocorrências. Segundo dados do DMAE, o volume de chuva foi de 90 mm nas últimas 24 horas.
Mesmo com a força da chuva, os estragos pela cidade não foram intensos. O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, José Benedito Damião destaca as ações de prevenção que a Prefeitura vem realizando nos últimos dias e também durante os últimos anos, com obras estruturais nos ribeirões que cortam a cidade e também limpeza periódica tanto nos ribeirões, bocas de lobo e córregos, retirando materiais descartados de forma irregular e realizando a poda da vegetação para garantir o fluxo adequado das águas.
A Prefeitura de Poços de Caldas coordena ações de resposta às fortes chuvas, mobilizando equipes das secretarias de Obras, Serviços Públicos, DMAE, DME, Defesa Social e Bombeiros. As intervenções incluem limpeza das vias, obras emergenciais, identificação de danos e reparos, além da desobstrução de ruas.
No início deste ano, uma reunião entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Poços alinhou ações estratégicas para o enfrentamento de ocorrências no período chuvoso. Foram discutidos o reforço no monitoramento das áreas de risco, alinhamento de diversos aspectos do Plano de Contingência para chuvas intensas e as ações de mitigação. Além disso, foi destacada a importância de fortalecer a prevenção e a resposta a ocorrências comuns deste período, como alagamentos, deslizamentos e outros desastres relacionados a chuvas fortes.
Ocorrências
A Defesa Civil atendeu as seguintes ocorrências na noite de quarta: duas quedas árvores, sendo uma no bairro Jardim Ipê e outra na rodovia Poços/Andradas; destelhamento de casa no bairro Jd Kennedy; queda de muro com alagamento de imóveis no bairro Campos Elíseos; e diversos pontos de alagamento na região central e Av João Pinheiro, sem maiores danos.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelos telefones: 193, 199, 153 ou 3697-2266.
DME
Em decorrência das chuvas, houve falta de energia elétrica em diversos pontos da cidade. A DME Distribuição registrou grande ocorrência de interrupção do fornecimento de energia elétrica, que atingiu o centro da cidade, zonas leste, oeste, rural e o Distrito Industrial, devido às descargas atmosféricas em circuitos da rede elétrica.
A interrupção no fornecimento de energia teve início às 20:43h e foi finalizada momentos antes de 22:30h. O restabelecimento ocorreu de forma gradual, sendo 8 mil unidades normalizadas em uma hora; 3 mil unidades restabelecidas com 1:30 h e outras 6 mil unidades consumidoras tiveram fornecimento restabelecido em 1:45h.
DMAE
Em consequência da falta de energia, houve paralisação na operação da Estação de Tratamento de Água ETA V, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 70% da cidade. Em decorrência disso, os níveis dos reservatórios da região sul chegaram ao seu nível mínimo, prejudicando todo o abastecimento na região.
Com a volta da normalidade do abastecimento, na madrugada desta quinta, 23, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), teve que abrir descargas em toda a região sul para efeito de drenagem sanitária, afetando temporariamente a coloração da água.
Equipes do DMAE estão trabalhando ininterruptamente para normalizar o abastecimento na região e também a coloração da água. O departamento informa ainda que a coloração alterada da água não coloca em risco a saúde das pessoas, pois o acompanhamento da qualidade da água está sendo realizado permanentemente por seu laboratório.
Apesar de todos os esforços, o DMAE ressalta que poderá haver desabastecimento na região sul da cidade no final de semana e solicita o uso racional da água pela população daquela localidade.
Orientações
A Defesa Civil aproveita a oportunidade para destacar algumas recomendações preventivas durante episódios de chuva:
*Evitar trafegar em áreas de inundação ou em ruas sujeitas a alagamentos;
*Em caso de inundação dentro do carro, abrir os vidros, subir no teto pela janela, pedir socorro e ligar para o Corpo de Bombeiros (193);
*Moradores em áreas suscetíveis a inundação devem elevar móveis e estoques;
*Não utilizar alimentos e água atingidos pela inundação;
*Manter equipamentos elétricos distantes da água e nunca os usar se estiverem molhados ou em locais inundados;
*Não se abrigar ou estacionar o carro debaixo de árvores;
*Observar sinais como fendas, depressões no terreno e rachaduras nas paredes, comunicando à Defesa Civil imediatamente.
A Defesa Civil reforça ainda a importância de dirigir com segurança na chuva, retirar aparelhos elétricos das tomadas durante tempestades com raios e evitar áreas descobertas nesses momentos.
A população pode ainda se informar pelos canais de comunicação da Prefeitura: site: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/ Instagram: pocosdecaldas.mg.gov/links/ https://www.facebook.com/prefeituradepocosdecaldas/ Rádio Libertas