O CELULAR E A ESCOLA

Data da Publicação:

24/01/2025

Iara Manata Pontes
e Hugo Pontes*

Se voltarmos no tempo, vamos encontrar inúmeros fatores que envolveram a escola no contexto da sociedade e a tecnologia.
O primeiro deles está ligado à escola x histórias em quadrinhos. Nos anos de 1950 havia uma briga entre a escola, a família e as crianças que corriam para comprar os livros de história em quadrinho, leitura e troca entre elas (nós).
Depois veio o cinema. As matinês com os seriados do Batman, Homem Aranha e mais… Os filmes de faroeste.
Em seguida veio com toda força a TV já dentro de casa e cujo controle era e foi difícil para os pais.
Em seguida chega o computador e com ele a internet. Pronto… A escola não acompanha e…
Por volta dos anos de 1990 e seguintes aparecem os celulares. Em meio aos avanços das tecnologias, existiram as discussões sobre o uso de bonés, bermudas e a retirada dos uniformes, namoro na escola e mais.
Novos tempos! Diriam os mais velhos,
A proibição dos celulares nas escolas tornou-se um tema que passou a gerar debate entre educadores, pais e alunos. Isso porque os reflexos no contexto educacional vieram com muita força e prejuízos para o ensino e a aprendizagem.
Assim é que começou um movimento para proibir o uso do celular no interior da escola sob os seguintes argumentos:
É uma fonte de distração e prejudica a concentração dos alunos;
As mensagens podem provocar situações de constrangimento, resultando em “bullying”;
Longe dos celulares os alunos podem interagir melhor entre seus colegas e, mesmo, os professores;
O foco na aprendizagem torna-se mais eficaz, pois os alunos deixam de ficar atentos ao que as redes sociais e aplicativos possam distrair a atenção.
Por outro lado, há argumentos contra a proibição, sob a alegação de que os celulares podem ser usados como recursos pedagógicos para consultas e pesquisa.
Algumas escolas também se renderam às novas tecnologias com recursos para professores.
Novos tempos, novas demandas das famílias que utilizam os celulares por questões de segurança e controle dos seus filhos.
Ainda não foram definidas as regras para uso de celulares, tablets e outros equipamentos depois da nova lei aprovada pelo Congresso e aprovada pelo Presidente. Estamos no início das discussões e definições pelas escolas quanto ao uso das chamadas Tecnologia da Informação – TI’s.
*Professores

Leia Também

Santos Dumont em Poços de Caldas

Do livro “Visitantes Ilustres – Poços de Caldas 1886-1986”, de Hugo Pontes*, publicado em 2018   Tudo o que se escrever sobre Alberto Santos Dumont será pouco pelo muito com que ele contribuiu para a humanidade. Dumont nasceu a 30…
foto-veruska-07-04-25

Burnout: quando o corpo pede socorro

Burnout não é apenas cansaço. É um esgotamento profundo que se constrói ao longo do tempo e precisa ser levado a sério. O cansaço extremo tem uma história, e ignorar seus sinais pode ter consequências graves para a saúde mental…

Minas Gerais e sua riqueza mineiral

Hugo PONTES* Minas Gerais compreende as terras, no Brasil, onde – apesar de toda a exploração e buracos já feitos – a riqueza mineral é abundante pois temos aqui todo tipo de minério do ouro ao ferro passando pelas águas…

O Deserto da Razão

HUGO PONTES A filosofia inscreve que existe uma proximidade entre a satisfação e a morte. Com isso, pretende-se dizer que existe uma estagnação da filosofia no que toca os aspectos plausíveis das certezas que não admitem discussões. É certo dizer…
150 (1)

HISTÓRIA E MEMÓRIA

150 Anos da Imigração Italiana: Personalidades, Famílias e associações. Organizador Ademir Antônio Bacca, Bento Gonçalves, RS, Ed. do autor, 2024   Hugo PONTES* O registro que fazemos, depois da leitura dessa obra de vulto, é para consignar o esforço que…
foto-livr-hugo-08-03-25

LITERATURA – Eloésio Paulo. 201 Romances Brasileiros em 5 Minutos Cada, sic edições, Alfenas-MG, 2024

Meu comentário, breve, sobre esta obra de Eloésio Paulo tem como referência o prefácio “Um desafio à inteligência”, de Luiz Ruffato que, com a propriedade de um escritor e crítico literário diz, à página 19: “Enfim, um livro que, por…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!