Poços de Caldas, MG – Na última quarta-feira (22), o secretário municipal de Educação, Marcus Lemos, e a secretária adjunta, Devorie Guerra, reuniram-se com a delegada Maria Cecília Gomes Flora, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Natyara Novais, além das coordenadoras Rosa Alves e Denise Nery, da Secretaria Municipal de Educação, para tratar de assuntos referentes às políticas públicas para mulheres dentro da pasta.
Um dos temas abordados foi a alteração na Lei nº 14.164/21, que prevê a criação da Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, a ser realizada anualmente, durante o mês de março, com o objetivo contribuir para a divulgação da Lei Maria da Penha entre profissionais da educação e comunidade escolar, atuando na prevenção e combate à violência contra a mulher.
O secretário Marcus Lemos demonstrou total interesse e colocou a equipe à disposição para a realização de ações envolvendo a temática. Já a delegada Dra. Maria Cecilia Gomes Flora se prontificou a prestar esclarecimentos, tanto para o público interno da secretaria, quanto para os profissionais que atuam nas unidades escolares e também alunos e toda comunidade escolar.
A realização da Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres, programada para o mês de março, também foi pauta da reunião. “Cabe destacar a importância da realização de eventos preparatórios com a comunidade em geral e, em especial, com a comunidade escolar, para ampliar a abrangência e adesão da população”, destacou a presidente do CMDM, Natyara Novais. O mês de março é estratégico para a discussão da temática por conta do 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
A secretária-adjunta, Devorie Guerra, colocou o aparato da Secretaria de Educação à disposição do Conselho para a realização de pré-conferências, assim como ressaltou a importância de parcerias com a DEAM e o CMDM.