foto: PMPC

Rede da Pessoa com Deficiência realiza primeira reunião do ano

Data da Publicação:

25/01/2025

Poços de Caldas, MG – Nesta sexta-feira (24), foi realizada a primeira reunião do ano da Rede da Pessoa com Deficiência, que conta com representantes dos serviços e entidades que atendem pessoas com deficiência no município. O encontro foi realizado no novo Centro Administrativo e contou também com a participação do prefeito Paulo Ney e secretários municipais.

O prefeito aproveitou para reafirmar seu compromisso de criar uma secretaria específica voltada para a pessoa com deficiência (PCD). “Está em fase de estudo e elaboração do projeto, que será amplamente discutido com a rede e também com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Esta participação é de fundamental importância para que possamos avançar cada vez mais na garantia dos direitos da pessoa com deficiência em Poços”, destacou Paulo Ney.

Além da secretária municipal de Assistência Social, Marcela Carvalho, e do prefeito, os participantes da reunião também puderam conhecer os secretários municipais de Governo, José Carlos Trinca Zanetti, e de Transparência e Comunicação, Luis Gustavo Abud. O primeiro encontro de 2025 teve como objetivo planejar as ações que serão desenvolvidas durante o ano e organizar o trabalho para os próximos meses.

“O trabalho em rede promove discussões relevantes, garantindo a participação social e atuando de maneira fundamental no aprimoramento dos serviços e no desenvolvimento de políticas públicas que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência na cidade”, destaca a secretária de Assistência Social, Marcela Carvalho.

A Rede
A Rede da Pessoa com Deficiência é uma iniciativa alinhada à Lei Brasileira de Inclusão (LBI), nº 13.146/2015, que compreende a deficiência como resultado da interação entre impedimentos das funções ou estruturas do corpo e barreiras urbanísticas, arquitetônicas, tecnológicas ou atitudinais. O foco está em garantir o pleno acesso às oportunidades, em igualdade de condições para todos.

Articulada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, a rede tem como objetivo alinhar os setores do poder público e da sociedade civil no sentido de promover políticas públicas, desenvolver ações e pensar atividades e serviços integrados para a população com deficiência no município. Atualmente, a rede reúne instituições que atendem pessoas com deficiência, estudantes da área, familiares e interessados em discutir o tema.

Encontros mensais e abertos
As reuniões da Rede da Pessoa com Deficiência são realizadas mensalmente e abertas à participação de todos os interessados. O primeiro encontro do ano contou com a participação de representantes de seis entidades, além de pessoas físicas e servidores da área de Assistência Social.

“Foi uma reunião muito produtiva, que contou com novos participantes. Queremos destacar que os encontros são abertos ao público e estimular a participação de todos os interessados na área”, ressalta a articuladora da rede, Maria Gaiga. A próxima reunião será realizada no dia 21 de fevereiro, às 9h, no Centro Administrativo.

Esta foi a primeira vez que a Associação Malu de Amor participou do encontro da rede. Fundada em 2022, a entidade atende crianças e adolescentes de até 15 anos com Síndrome de Down, realizando terapias para o desenvolvimento precoce, com equipe multidisciplinar. “A participação na rede abre possibilidades junto a outras instituições, desenvolvendo ideias em conjunto, já que todo mundo trabalha no atendimento a pessoa com deficiência”, enfatizou o assistente social da instituição, Maxsuel Sernikov Pina.

As reuniões mensais promovem a troca de experiências e conhecimentos e são fundamentais para o aprimoramento das práticas e abordagem de diferentes temas. “A rede já vem de um longo período de atuação e este ano a primeira reunião foi muito boa, tivemos uma grande participação e esperamos seguir ampliando os participantes. Com isso, também teremos mais demandas e esperamos poder encaminhá-las de maneira mais proveitosa, já que a própria existência do Centro Administrativo ajuda nisso, com todas as secretarias municipais reunidas aqui. Antes, tínhamos uma dificuldade muito grande porque existiam prédios que não eram nem acessíveis. Além disso, o prefeito já declarou que vai criar uma secretaria para a pessoa com deficiência. As expectativas para este ano são ótimas”, avaliou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Márcio Augusto Scherma.

Leia Também

foto-civil-desmantela-quadrilha-14-04-25

Quadrilha de roubos a veículos é desarticulada em Poços de Caldas; dois adolescentes são internados

Poços de Caldas, MG - A Polícia Civil de Minas Gerais, por intermédio da Delegacia Especializada em Trânsito e Acidentes de Veículos de Poços de Caldas, deflagro operação integrada com a Polícia Militar, dando cumprimento a quatro mandados de busca…
foto-drogas-santa-helena-14-04-25

Polícia Militar prende homem por tráfico de drogas no bairro Santa Helena

Poços de Caldas, MG - (MG) – Na noite  de sábado (12), a Polícia Militar realizou a prisão de um homem por tráfico de drogas no bairro Santa Helena. A ação foi coordenada pela equipe do 29º Batalhão da 18ª…
foto-trafico-drogas-14-04-25

Homem é preso por tráfico de drogas no centro de Poços de Caldas

Poços de Caldas (MG) — Um jovem de 21 anos foi preso na tarde deste sábado (13), suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas nas imediações do mercado municipal. A prisão foi realizada por equipes da Polícia Militar pertencentes…
Foto: PMPC/Divulgação

Obras da nova UBS do Jardim Country Club avançam

Poços de Caldas, MG - As obras da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Country Club seguem em ritmo acelerado. A estrutura do prédio já foi concluída e, nesta semana, foi realizado o enchimento da laje. Na próxima…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeitura intensifica ações de prevenção à febre amarela em pontos turísticos

Poços de Caldas, MG - Com o objetivo de reforçar as ações de prevenção à febre amarela, a Prefeitura de Poços de Caldas promoveu, por meio das secretarias de Saúde e Turismo, uma reunião com representantes da Citur – empresa…
Foto: Divulgação

Educação Integral desenvolve ações sobre o Dia Nacional de Combate ao Bullying

Poços de Caldas, MG - Na última segunda-feira, 7 de abril, o PMJ (Programa Municipal da Juventude) e as Escolas em Tempo Integral se uniram em uma importante mobilização pelo combate ao bullying. Ao todo, cerca de 2.300 estudantes dos…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!