foto: divulgação

“Receita Sem Dúvida” esclarece os serviços e atividades da Receita Federal

Data da Publicação:

27/01/2025

Poços de Caldas, MG – A proposta dessa coluna é esclarecer as principais dúvidas da população sobre os serviços e atividades da Receita Federal. A Receita Federal do Brasil promove a conscientização da importância socioeconômica dos tributos para a sociedade como um todo. Para mais informações procure nossos canais de atendimento.

 

ASSUNTO – ITR

 

1 – Como declarar um imóvel cuja área possa ser utilizada para atividades agropecuárias ou extrativas somente durante alguns meses do ano, devido a inundações sistemáticas (caso comum no Pantanal)?

Os imóveis que sofrem inundações sistemáticas, como os situados no Pantanal, devem ser declarados normalmente. Essas áreas têm tratamento diferenciado no que concerne à aplicação dos índices delotação por zona de pecuária e dos índices de rendimento por produto objeto de exploração extrativa.

 

2 – Como é constituída a área aproveitável do imóvel?

A área aproveitável do imóvel rural é constituída pelas áreas:

I – utilizadas pela atividade rural; e

II – não utilizadas pela atividade rural.

 

3 – Quais parcelas do imóvel rural devem ser informadas na DITR como área aproveitável?

Considera-se área aproveitável a que for passível de exploração agrícola, pecuária, granjeira, aquícola ou florestal. É a área total do imóvel, excluídas:

I – as áreas não tributáveis; e

II – as áreas ocupadas com benfeitorias úteis e necessárias destinadas à atividade rural.

Saliente-se que as áreas ocupadas com benfeitorias, construções e instalações empregadas diretamente na exploração de atividade granjeira ou aquícola não são excluídas da área aproveitável, por serem consideradas áreas utilizadas pela atividade rural.

 

4 – Que áreas podem ser informadas, na DITR, como ocupadas por benfeitorias úteis e necessárias destinadas à atividade rural?

Podem ser declaradas como ocupadas por benfeitorias úteis e necessárias destinadas à atividade rural as áreas com:

I – casas de moradia, galpões para armazenamento, banheiros para gado, valas, silos, currais, açudes (sem exploração aquícola) e estradas internas de acesso;

II – edificações e instalações destinadas a atividades educacionais, recreativas e de assistência à saúde dos trabalhadores rurais;

III – instalações de beneficiamento ou transformação da produção agropecuária e de seu armazenamento; e

IV – outras instalações que se destinem a aumentar ou facilitar o uso do imóvel rural, bem assim a conservá-lo ou evitar que ele se deteriore.

 

5 – As áreas correspondentes a estradas internas ou vias particulares podem ser excluídas da área aproveitável do imóvel?

Sim. As áreas correspondentes a estradas internas do imóvel rural e a estradas particulares que oatravessam (passagem forçada) são consideradas benfeitorias úteis e necessárias destinadas à atividaderural, podendo, assim, ser excluídas da área aproveitável do imóvel.

 

A Receita Federal do Brasil promove a conscientização da importância socioeconômica dos tributos para a sociedade como um todo

Para maiores informações procure nossos canais de atendimento:

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/canais_atendimento/chat

 Fonte: Receita Federal

Leia Também

Foto: Divulgação

Não caia em golpe! Conheça as cobranças falsas em alta contra o MEI

Poços de Caldas, MG - Você já recebeu um e-mail ou contato via mensagem de WhatsApp solicitando a regularização do seu cadastro como microempreendedor individual (MEI) mesmo não estando em débito com a Receita Federal? Fique alerta, pois esse é…
Foto: Divulgação

Procon e IPEM fiscalizam postos de combustíveis na cidade e autuam seis estabelecimentos

Poços de Caldas, MG - O PROCON Municipal e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Minas Gerais – IPEM-MG, órgão delegado do Inmetro, realizaram uma ação conjunta entre os dias 8 e 10 de abril, com o…
Foto: Divulgação

Caged: Minas Gerais tem saldo positivo de mais de 50.000 novas vagas em fevereiro

Belo Horizonte, MG - O mês de fevereiro registrou saldo positivo de 52.603 novos postos de trabalho em Minas Gerais. O valor registrado resulta da diferença entre 283.184 admissões e 230.581 desligamentos, conforme levantamento realizado pelo Sebrae Minas, a partir…
Foto: Divulgação

Prefeitura de Poços divulga resultado de seleção para Expo-Arte de Rua 2025

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, publicou no Diário Oficial do Município a Portaria Secult nº 5/2025, que torna público o resultado do Edital Secult nº 2/2025 –…
Foto: Divulgação

Procon e Divisão de Igualdade Racial lançam cartaz contra discriminação nas relações de consumo em Poços

Poços de Caldas, MG - O PROCON de Poços de Caldas, em parceria com a Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica da Secretaria Municipal de Assistência Social, lançou oficialmente nesta terça-feira (9) o modelo de cartaz…
Foto: PMPC/Divulgação

Prefeitura realiza reunião com rede de apoio para avançar em ações de Turismo Inclusivo

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, promoveu nesta terça-feira, 8 de abril, uma reunião com instituições que integram a rede de apoio às pessoas com deficiência. O encontro…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!