Poços de Caldas, MG – O secretário municipal de Cultura, Nando Gonçalves, esteve reunido com o coordenador de Suporte aos Ativos no Interior, Claudio Fernandes Souza, responsável pela Thermas Antônio Carlos, na manhã desta segunda-feira (27). O encontro teve como objetivo estreitar as relações institucionais e alinhar as ações da Cultura que são realizadas no entorno do balneário, como a feira de artes e artesanato Expo-Arte de Rua e as apresentações na Fonte do Leãozinho.
Atualmente, as Thermas Antônio Carlos passam por processo de concessão. Preocupado com o futuro da Expo-Arte de Rua, um grupo de expositores encaminhou ofício à Secretaria Municipal de Cultura, o que motivou a reunião. Na oportunidade, o secretário Nando Gonçalves apresentou ao diretor as iniciativas realizadas nas imediações do complexo das Thermas e reiterou a importância de constarem no processo de concessão medidas de garantia, manutenção e valorização da realização da tradicional feira de artes e artesanato, que completa 32 anos em 2025.
A servidora Mariana Chaves Oliveira, da Comissão Técnica Consultiva da Expo-Arte de Rua, também participou do encontro. Criada oficialmente pela Lei 5.041, de 26 de agosto de 1993, a Feira de Artes e Artesanato tem por objetivo oferecer aos visitantes a oportunidade de contato com a arte e a cultura, através do trabalho de artistas plásticos e artesãos locais.
A feira atua na divulgação e valorização de diferentes técnicas artesanais e formas de trabalho manuais de expressivo valor artístico e na criação de condições para que artistas plásticos e artesãos não estabelecidos comercialmente possam expor e comercializar suas obras e produções.
Os expositores são artistas plásticos e artesãos aprovados em processos de avaliação da Secretaria Municipal de Cultura. Por lei, são disponibilizadas 24 vagas para artes plásticas, localizadas atrás do prédio das Thermas e 40 para artesanato, no Jardim “Elisiário Junqueira”, em frente à entrada principal.