Foto: Divulgação

“A vergonha”, da vencedora do Nobel Annie Ernaux, abre as indicações de leitura de 2025

Data da Publicação:

31/01/2025

Poços de Caldas, MG – Iniciando as indicações de leitura de 2025, as bibliotecas públicas de Poços de Caldas trazem como sugestão o obra “A vergonha”, da escritora francesa Annie Ernaux. Toda quinta-feira, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas publica uma indicação de leitura. O objetivo é ampliar a divulgação do acervo disponível para empréstimo e atrair novos leitores.
A primeira indicação do ano é de Magaly Franco, bibliotecária da Prefeitura de Poços de Caldas desde 2004. “De certa forma, a gente, como bibliotecária, tem uma função social e cultural de disseminar a leitura e de trabalhar toda a informação para facilitar a acessibilidade do leitor”, destacou Magaly Franco, em entrevista publicada pela Assessoria de Imprensa em março do ano passado, por ocasião do Dia do Bibliotecário.
Ela escolheu o título “A vergonha”, da autora Annie Ernaux, vencedora do Nobel de Literatura no ano de 2022 pelo conjunto da obra.
“A vergonha” está disponível para empréstimo na Biblioteca Centenário, no Espaço Cultural da Urca. A escritora francesa é conhecida por seus romances sobre classe e gênero baseados em sua experiência pessoal. Professora universitária de Literatura, Annie Ernaux escreveu quase 20 livros, nos quais aborda o peso da dominação das classes sociais e a paixão do amor, dois temas que marcaram sua trajetória.
Ernaux tem uma obra essencialmente autobiográfica que constitui uma radiografia da intimidade de uma mulher que evolui na esteira das grandes mudanças na sociedade francesa do pós-guerra. Nascida em 1940, viveu até os 18 anos na cafeteria “suja, feia” de seus pais em Yvetot, na Normandia (norte da França), ambiente do qual saiu graças a uma cátedra em Letras Modernas que obteve após um intenso trabalho intelectual.

A vergonha
“O meu pai quis matar a minha mãe num domingo de junho, ao começo da tarde.” É com esta frase que Annie Ernaux inicia a história de uma menina de doze anos, agora mulher, escritora e bem-sucedida, defronte dos ecos de uma recordação que marcaria para ela o fim da infância.
Valendo-se da voz cativante da melhor literatura e do olhar analítico das ciências sociais, Annie Ernaux parte de vestígios concretos daquela época, fotografias, canções, livros e revistas, para convocar as sensações, os medos e anseios escondidos de uma jovem a quem ensinaram, acima de tudo, a evitar o que é malvisto. Esta é uma reflexão possante sobre o poder da memória e a forma como um só evento é capaz de alterar a consciência que se tem de si e do seu meio social. “A vergonha transformou-se, para mim, num modo de vida. No limite, já nem me apercebia dela, fazia parte do meu próprio corpo.”
Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura.
“A vergonha” está disponível para empréstimo na Biblioteca Municipal Centenário. Confira o endereço e horário de funcionamento:

BIBLIOTECA
PÚBLICA MUNICIPAL
CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Telefone: 3697-2375 (Whatsapp)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30
Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.

Leia Também

Foto: Divulgação

Raphael Du Valle encerra turnê pela Espanha e prepara lançamento de novo disco no Brasil

Poços de Caldas, MG - Foram nove shows, mais de 15 dias entre estúdios e palcos, um disco gravado, muito groove, improvisações, trocas e muitas emoções. A primeira turnê internacional do baixista Raphael Du Valle passou pela Andaluzia e pela…
Foto: Divulgação

Nany People lança nova biografia: ‘Ser Mulher Não É Para Qualquer Um – A Saga Continua’

Poços de Caldas, MG - Em 2015, ao completar 50 anos, Nany People lançou a biografia “Ser Mulher Não É Para Qualquer Um”, que trazia histórias emocionantes sobre a sua trajetória de vida. Agora, em 2025, comemorando em grande estilo…
Foto: Divulgação

Poços será a primeira cidade brasileira a ser retratada em obra literária que aborda poesia, patrimônio e língua portuguesa

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas é o mais novo destino da encantadora coleção “Mapa da Poesia”, série de livros ilustrados voltada ao público infantojuvenil, criada pelo escritor José Santos e pela designer Iêda Alcântara. A obra será…
Foto: Divulgação

Ternos de Congos e Caiapós de Poços representam a essência da cultura mineira no maior evento de turismo da América Latina

Poços de Caldas, MG - Na última terça-feira, 15 de abril, os vibrantes tambores de Minas ressoaram mais uma vez na WTM Latin America, o maior evento do segmento turístico da América Latina, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.…
Foto: Divulgação

“Dom Quixote das Crianças” é a indicação de leitura desta semana

Poços de Caldas, MG - Na próxima sexta-feira, 18 de abril, é o Dia Nacional do Livro Infantil. A data celebra a obra do escritor Monteiro Lobato, nascido a 18 de abril de 1882, em Taubaté/SP. Dando sequência às sugestões…
Foto: Divulgação

Poços de Caldas recebe Marília Rossi para lançamento do livro “Fresta”

Poços de Caldas, MG - Em Poços de Caldas, um reencontro entre poemas e amigos. A escritora Marília Rossi retorna à cidade natal para o lançamento de seu primeiro livro de poesias, Fresta, publicado pela Editora Urutau, em 2023. A…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!