Poços de Caldas, MG – Em 2024, as agências do Sul de Minas e o Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) da Receita Federal em Varginha realizaram 78.174 atendimentos. Os serviços de orientação foram os mais demandados pela população chegando a 38% do total. Em seguida, estão os atendimentos relativos ao Cadastro de Pessoa Física (CPF) com 27%. E as consultas a Débitos e Pendências, com 8%.
O tempo médio de atendimento no Sul de Minas é de 4 minutos, com tempo de espera médio, para que o contribuinte seja atendido, de 13 minutos.
A unidade com maior número de atendimentos registrados foi a agência da Receita Federal em Guaxupé que registrou 11.898 atendimentos. Seguida da agência de Poços de Caldas, com 11.014 atendimentos e do CAC da Delegacia de Varginha: 8.769 atendimentos. O atendimento presencial garante aos cidadãos o acesso a serviços essenciais. As unidades da Receita Federal no Sul de Minas realizam atendimentos presenciais para pessoas físicas relacionados a CPF e para Microempreendedores Individuais, de segunda a sexta-feira, das 13 às 17h.
Além disso, a Receita Federal também disponibiliza estes e outros serviços por meio dos canais de atendimento digitais no site www.gov.br/receitafederal. E nos Pontos de Atendimento Virtual, por meio de parceria com as prefeituras e câmaras municipais de diversos municípios.
O delegado da Receita Federal no Sul de Minas auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa analisa: “percebemos que, embora a Receita Federal (RFB) disponibilize vários canais de atendimento online, através do Portal e-CAC, ainda temos um volume significativo de atendimentos presenciais nas Agências da RFB. Percebemos também que, embora algumas Agências possuam um porte menor, tem um volume significativo de atendimentos, o que evidencia que tem menos Pontos de Atendimento (PAV) da RFB nos municípios próximos. A Delegacia da Receita Federal em Varginha tem buscado, na medida do possível, descentralizar os atendimentos nos PAV da Receita Federal nos municípios onde não tem Agência da RFB, evitando assim o deslocamento desnecessário do cidadão.”