foto: SEE-MG / Divulgação

Governo implementa novas diretrizes para o uso de celulares nas escolas de Minas

Data da Publicação:

05/02/2025

Belo Horizonte, MG – Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), enviou às escolas orientações sobre o uso de celulares, em cumprimento à Lei Federal nº 15.100/2025. A partir do início do ano letivo de 2025, em 10/2, o uso dos dispositivos está proibido em salas de aulas, intervalos e recreios.  

Nos anos iniciais do ensino fundamental, os estudantes não poderão trazer celulares para a escola. Para os anos finais do ensino fundamental e o ensino médio, o uso será restrito a contextos específicos pedagógicos planejados pelos professores.  

  Ambiente focado na aprendizagem 

Essas medidas visam melhorar o desenvolvimento socioemocional dos estudantes. Com a nova norma, espera-se maior concentração nas atividades escolares e estímulo à interação social. Em caso de descumprimento, os alunos serão advertidos, e os responsáveis notificados.  

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Kellen Senra, ressalta a importância do apoio familiar. “É fundamental que as famílias compreendam e apoiem essa mudança para prevenir os prejuízos à saúde mental e garantir o desenvolvimento dos estudantes”.  

O Ministério da Educação (MEC) lançou, na última sexta-feira (31/1), dois guias, um destinado às redes de ensino e outro às escolas. Os documentos apresentam algumas orientações gerais a serem seguidas, entre elas garantido a autonomia escolar, onde cada rede e escola pode definir formas de aplicação da restrição, respeitando a legislação, mas adequando às regras à sua realidade, como já era feito em Minas Gerais.  

Uso permitido  

  Apesar das restrições, a legislação permite o uso de celulares para fins pedagógicos, com autorização do docente, e em casos como acessibilidade, saúde e inclusão.

Para isso, a SEE/MG disponibiliza plataformas educacionais como Elefante Letrado, Enem MG, Britannica Education e Google for Education, que serão liberadas para uso. 

Outras ferramentas tecnológicas também poderão ser utilizadas, desde que estejam vinculadas ao Currículo Referência de Minas Gerais, ao Plano de Curso e ao Planejamento do Professor. 

Resultados positivos em experiências anteriores 

A aplicação da restrição de celulares já gerou resultados positivos em instituições da rede estadual. Desde 2023, a Escola Estadual Coronel Calhau, em Ipanema, implementou a proibição total do uso de celulares, com forte apoio das famílias.  

“No ato de matrícula, os pais assinavam um documento concordando com a proibição. Para os alunos que vinham de locais mais distantes e precisavam do celular para o deslocamento, criamos um sistema de armazenamento na supervisão. Eles deixam o aparelho ao chegar e retiram na saída”, explica. 

Para a estudante Ana Luiza do Prado, 17 anos, a adaptação não foi fácil, mas os benefícios já são notáveis. “É muito fácil se distrair com notificações. Com essa regra, fiquei mais focada e interagindo mais com os professores”.  

Na Escola Estadual João Belo de Oliveira, em Carangola, a restrição começou a ser testada em 2024. Apesar da resistência inicial, o diretor Renato Torres percebeu que, após algumas explicações sobre os objetivos da medida, a adaptação dos estudantes foi rápida.  

“As ocorrências disciplinares diminuíram abruptamente, a evasão escolar caiu e o fluxo de aprovação aumentou. Além disso, recebemos ligações de pais dizendo que o comportamento dos filhos melhorou até em casa”, relata. 

Sobre a Lei nº 15.100/2025 

Sancionada neste ano pelo Governo Federal, a legislação regulamenta o uso de celulares e dispositivos eletrônicos pessoais em todas as etapas da educação básica, proibindo seu uso durante aulas, recreios e intervalos. A lei permite exceções apenas em casos de necessidade, perigo ou garantia de direitos fundamentais. 

Leia Também

Foto: Divulgação Jornal do Sudoeste –

Estudante enfrenta sala vazia e conquista internet com rotina universitária

São Sebastião do Paraíso, MG - Ser a única aluna de uma turma universitária pode parecer um cenário improvável, mas para a jovem Isadora Bernardo Rezende (foto), de 21 anos, essa é a realidade diária desde que iniciou seus estudos…
Foto: PMPC/Divulgação

Em Poços as obras do hospital do câncer seguem adiantadas

Poços de Caldas, MG - A Prefeitura confirma o andamento das obras do novo Hospital. O empreendimento que coloca Poços como polo de saúde na região já tem importantes etapas concluídas. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Obras…
Foto: PMPC/Divulgação

Kit escolar da Rede Municipal de Poços começa a ser distribuído na quinta

Poços de Caldas, MG - A partir de quinta-feira, 6 de fevereiro, os pais e responsáveis pelos alunos da Rede Municipal de Ensino poderão retirar o Vale Educação, que dá direito aos kits escolares que contêm o material necessário para…
Foto: PMPC/Divulgação

Saúde reforça atendimento de coleta na Policlínica Central

Poços de Caldas, MG - A Secretaria de Saúde informa que todos os exames de laboratórios realizados nas unidades dos PSFs: Caio Junqueira, Cascatinha, Dom Bosco, Jd. Formosa, Nova Aurora, Quisisana, São José, Regional Leste, Santa Ângela, Santa Rosália, Santana,…
Foto: PMPC/Divulgação

Posse do Conselho de Curadores da Autarquia Municipal de Ensino de Poços de aconteceu no Centro Administrativo

Poços de Caldas, MG - Na tarde desta segunda-feira (03), foi realizada a solenidade de posse dos novos membros do Conselho de Curadores da Autarquia Municipal de Ensino (AME) de Poços de Caldas. O evento, contou com a presença de…
Foto: DMAE/Divulgação

Diretor do DMAE participa de reunião da Assemae em Florianópolis

Poços de Caldas, MG - O diretor do DMAE Poços de Caldas, Paulo César Silva, participa nesta quarta, 5, da assembleia regional da Assemae, a Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento, que acontece em Florianópolis (SC). O diretor, que…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!