Poços de Caldas, MG – O Sul de Minas registrou a abertura de 19.256 novas empresas em 2024, segundo levantamento realizado pelo Sebrae Minas com base em dados da Receita Federal. Esse número se refere aos novos pequenos negócios da região, que incluem microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
Entre os municípios que mais se destacaram na abertura de novos negócios, Poços de Caldas lidera com 2.081 novas empresas, seguido por Pouso Alegre (1.896) e Varginha (1.624). Na sequência, aparecem Itajubá (909) e Lavras (883).
Facilidade na abertura de empresas em Poços de Caldas
O Poços Fácil Empresa, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) do Município, tem se consolidado como um importante suporte para os empreendedores locais. O serviço realiza atendimentos voltados à regularização e maior autonomia dos microempreendedores individuais (MEI), reunindo em um único local todos os processos necessários para a formalização de empresas. O atendimento digital e o envio simultâneo da documentação para as secretarias envolvidas tornam o processo mais ágil e acessível.
A formalização como MEI oferece diversas vantagens, como a obtenção de CNPJ sem necessidade de alvará e licença para atividades, participação em licitações, tributação reduzida e fixa, emissão de nota fiscal e acesso a benefícios previdenciários. Além disso, os microempreendedores têm maior facilidade para acessar serviços bancários, incluindo crédito e empréstimos, permitindo a administração separada das finanças pessoais.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Franco Martins, destaca que o compromisso é seguir fortalecendo o ambiente empreendedor em Poços de Caldas. “Ao longo de 2025, daremos continuidade ao projeto de abertura e regularização do MEI, garantindo suporte e atendimento qualificado aos pequenos empresários. Além disso, estamos planejando novas iniciativas, como cursos de capacitação e orientações especializadas, para que os microempreendedores possam expandir seus negócios com mais segurança e eficiência.”
Atendimentos gratuitos no Poços Fácil Empresa
O Poços Fácil Empresa realiza gratuitamente serviços como abertura, alteração e baixa do MEI, inscrição municipal, declaração anual de faturamento, regularização de empresa e parcelamento de dívidas quando disponível. Além disso, são oferecidos serviços para profissionais autônomos, como inscrição e baixa na inscrição municipal e impressão de guias de ISSQN e TLLF. Também há orientações sobre serviços digitais da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG) e emissão de notas fiscais.
O serviço está localizado na Rua Marechal Deodoro, 345, no Centro de Poços de Caldas, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O telefone para contato é (35) 3697-2310.
Cenário estadual
e nacional
Minas Gerais é o segundo estado com maior número de novos pequenos negócios no Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo. Em 2024, o estado registrou 436.794 novas empresas, um crescimento de 8,41% em relação ao ano anterior. A maioria dessas empresas foram registradas como MEI (76,59%), seguidas pelas microempresas (20,34%) e empresas de pequeno porte (3,07%). O setor de serviços lidera, com 245.553 empresas abertas, seguido pelo comércio (99.366) e a indústria (86.096), enquanto a agropecuária registrou 5.779 novos negócios.
No cenário nacional, foram abertas 4.141.455 novas empresas em 2024, sendo 73% delas microempreendedores individuais. O setor de serviços também foi o destaque no país, com 2.343.297 novos CNPJs registrados.
Segundo Rodrigo Ribeiro Pereira, gerente do Sebrae Minas na regional Sul, os pequenos negócios desempenham um papel essencial no desenvolvimento econômico regional. “Eles contribuem diretamente para a geração de empregos e renda. O Sebrae tem o compromisso de apoiar esses empreendedores por meio de capacitações, suporte técnico e ferramentas que impulsionem a gestão eficiente e a inovação nos negócios”, ressalta.