Poços de Caldas, MG – Na tarde desta segunda-feira (03), foi realizada a solenidade de posse dos novos membros do Conselho de Curadores da Autarquia Municipal de Ensino (AME) de Poços de Caldas. O evento, contou com a presença de autoridades e membros da comunidade educacional.
A AME, criada pela Lei nº 2.059, em 1973, e reestruturada pela Lei N°5.483 em 1993, tem sido um pilar fundamental no desenvolvimento educacional da cidade, promovendo a formação de milhares de cidadãos e implementando programas inovadores, como as bolsas de estudos restituíveis. Com o passar dos anos, a AME também tem sido peça-chave no apoio e incentivo a outras instituições de ensino superior que se instalaram em Poços de Caldas, como a PUC, UNIFAL, Instituto Federal e UEMG.
Durante a solenidade de posse, o prefeito Paulo Ney expressou seu carinho e respeito pela AME, destacando sua ligação pessoal com a instituição. “Tenho um carinho muito especial pela AME. Quando iniciei minha trajetória acadêmica, fui aluno da instituição e, inclusive, comecei o curso de Ciências da Computação. A Autarquia sempre teve um papel fundamental na minha formação e na de muitos cidadãos de Poços de Caldas. Essa história, esse legado, merece ser cuidado, porque, por meio da educação, podemos transformar vidas e fortalecer nossa cidade”, afirmou o prefeito Paulo Ney.
Os membros que assumem agora o Conselho de Curadores, nomeados pela Portaria nº 4.808 de 24 de janeiro de 2025, foram oficialmente empossados. O Conselho é composto por representantes da Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal da Fazenda, Procuradoria Geral do Município, servidores públicos municipais e representantes da sociedade civil com notório saber profissional em educação. Com a missão de promover a formação e capacitação de servidores públicos e cidadãos, a AME tem sido uma referência no município, oferecendo cursos, palestras, seminários e eventos que beneficiaram milhares de pessoas ao longo dos anos. A instituição também continua sua trajetória de apoio às universidades locais, consolidando Poços de Caldas como um centro de educação de qualidade.
Membros empossados no Conselho de Curadores:
I – Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas:
– Alexander Nicolas Dannias (Titular)
– Valéria Nogueira Randoli de Sá (Suplente)
II – Secretaria Municipal de Educação:
– Marcus Vinícius Menezes Lemos (Titular)
– Devorie Fraga Melo Guerra (Suplente)
III – Secretaria Municipal da Fazenda:
– Alexandre Lino Pereira (Titular)
– Graziela Pomárico Braz Quintiliano (Suplente)
IV – Procuradoria Geral do Município:
– Vanessa Cristina Gavião Bastos (Titular)
– Sandra Maria Teixeira Pamplona Quinteiro (Suplente)
V – Servidores Públicos Municipais:
A) – Maurício Kato da Silva (Titular)
– Marcelo Gavião Bastos (Suplente)
B) – Taís Aparecida Ferreira (Titular)
– Douglas Braga Silva (Suplente)
VI – Representantes da Sociedade Civil com
Notório Saber Profissional em Educação:
A) – Nelson Damásio Ferreira (Titular)
– José Maria de Assis (Suplente)
B) – Mateus dos Santos (Titular)
– Nathália Luiz de Freitas (Suplente)
C) – Amanda Resende Costa Xavier (Titular)
– Carolina de Cássia Araújo (Suplente)
VII – Servidor Público Lotado na AME:
– Silvana Maria Jacinto (Titular)
– Lanna Leia Westin Miura (Suplente)