Poços de Caldas, MG – O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) realizou, na última terça-feira (4), a primeira reunião de 2025. Na pauta, a apresentação da nova equipe da Secretaria Municipal de Cultura, a revisão das cadeiras do conselho e o início do desenvolvimento do plano de ação para a Cultura para este ano.
A reunião, realizada no novo Centro Administrativo, foi aberta pelo presidente do CMPC, Ricardo Malabi, que solicitou uma breve apresentação dos presentes, apresentou a pauta diária e destacou as funções do conselho.
Em seguida, o secretário municipal de Cultura, Nando Gonçalves, iniciou sua fala. Com vasta experiência no setor artístico, como ator, bailarino, professor, diretor, produtor e gestor cultural, o titular da pasta ressaltou a relevância do conselho. “Participei do Conselho como artista e, agora, como gestor da Cultura em âmbito municipal, aproveito para enfatizar o papel do Conselho nos avanços do setor em Poços de Caldas”, afirmou.
O secretário aproveitou para sugerir reuniões específicas das Câmaras Setoriais do CMPC, de forma a fortalecer essas instâncias e contemplar cada vez mais os trabalhadores e trabalhadoras da cultura.
Durante a reunião, foram apresentadas as coordenadoras e gerentes dos espaços culturais, assim como a equipe da estrutura administrativa da Secult. O secretário também informou que os editais devem ser lançados de forma antecipada, para facilitar o planejamento dos agentes culturais.
Esta foi a 106ª reunião do Conselho Municipal de Política Cultural. Órgão colegiado deliberativo, consultivo e normativo, integrante da estrutura básica da Secretaria Municipal de Cultura, o conselho é o principal espaço de participação social institucionalizada de caráter permanente na estrutura do Sistema Municipal de Cultura. Tem como principais atribuições elaborar, acompanhar a execução, fiscalizar e avaliar as políticas públicas de cultura, consolidadas no Plano Municipal de Cultura.