Foto: Divulgação

Representantes de Poços de Caldas participam da 25ª Procissão de Iemanjá

Data da Publicação:

06/02/2025

Poços de Caldas,MG – O Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei e o Conselho da Promoção da Igualdade Racial e Étnica, representados pelas Rainhas Congas de Cultura Popular do estado de Minas Gerais, Maria Augusta Clementino e Lúcia Vera de Lima, além de membros de religiões de matriz africana de Poços de Caldas participaram, no último domingo, 2 de fevereiro, Dia de Iemanjá, da 25ª edição da tradicional Procissão de Iemanjá, realizada na cidade de Santos/SP. O evento é patrimônio imaterial e cultural do município do litoral paulista.
A iniciativa, que contou com o apoio logístico da Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, reforça o compromisso com a valorização das religiões de matriz africana e o fortalecimento da cultura afro-brasileira. O evento, que reuniu milhares de fiéis, devotos e simpatizantes, celebrou a Rainha do Mar em um grande ato de fé, devoção e resistência.
A procissão, que percorreu as águas do litoral paulista, contou com embarcações levando oferendas à divindade, além de rituais, cantos e danças em sua homenagem.
“A participação do Chico Rei e do Compiré simboliza a importância da preservação das tradições afro-religiosas e a luta contra a intolerância religiosa, promovendo um espaço de respeito e reconhecimento das raízes africanas na cultura brasileira”, destaca a presidente do Conselho da Promoção da Igualdade Racial e Étnica, Maria Augusta Clementino.
Além da presença marcante nas celebrações, os membros do CCAB Chico Rei levaram mensagens de fortalecimento da identidade negra e do respeito à diversidade religiosa. “Para a entidade, estar na Procissão de Iemanjá é mais do que um ato espiritual: é um compromisso com a história, a cultura e a ancestralidade do povo negro”, ressalta a presidente do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei, Lúcia Vera de Lima.
A 25ª Procissão de Iemanjá em Santos reafirmou a força dos terreiros, das comunidades tradicionais e dos movimentos que defendem a liberdade de culto, mantendo viva a tradição e renovando os votos de fé e proteção sob a bênção da grande mãe Iemanjá. O evento é uma realização da Casa de Culto Afro-Brasileiro Ilê Asé Sobo Oba Àrirá, em parceria com a Secretaria de Cultura de Santos.

Leia Também

Foto: Divulgação

Raphael Du Valle encerra turnê pela Espanha e prepara lançamento de novo disco no Brasil

Poços de Caldas, MG - Foram nove shows, mais de 15 dias entre estúdios e palcos, um disco gravado, muito groove, improvisações, trocas e muitas emoções. A primeira turnê internacional do baixista Raphael Du Valle passou pela Andaluzia e pela…
Foto: Divulgação

Nany People lança nova biografia: ‘Ser Mulher Não É Para Qualquer Um – A Saga Continua’

Poços de Caldas, MG - Em 2015, ao completar 50 anos, Nany People lançou a biografia “Ser Mulher Não É Para Qualquer Um”, que trazia histórias emocionantes sobre a sua trajetória de vida. Agora, em 2025, comemorando em grande estilo…
Foto: Divulgação

Poços será a primeira cidade brasileira a ser retratada em obra literária que aborda poesia, patrimônio e língua portuguesa

Poços de Caldas, MG - Poços de Caldas é o mais novo destino da encantadora coleção “Mapa da Poesia”, série de livros ilustrados voltada ao público infantojuvenil, criada pelo escritor José Santos e pela designer Iêda Alcântara. A obra será…
Foto: Divulgação

Ternos de Congos e Caiapós de Poços representam a essência da cultura mineira no maior evento de turismo da América Latina

Poços de Caldas, MG - Na última terça-feira, 15 de abril, os vibrantes tambores de Minas ressoaram mais uma vez na WTM Latin America, o maior evento do segmento turístico da América Latina, no Expo Center Norte, em São Paulo/SP.…
Foto: Divulgação

“Dom Quixote das Crianças” é a indicação de leitura desta semana

Poços de Caldas, MG - Na próxima sexta-feira, 18 de abril, é o Dia Nacional do Livro Infantil. A data celebra a obra do escritor Monteiro Lobato, nascido a 18 de abril de 1882, em Taubaté/SP. Dando sequência às sugestões…
Foto: Divulgação

Poços de Caldas recebe Marília Rossi para lançamento do livro “Fresta”

Poços de Caldas, MG - Em Poços de Caldas, um reencontro entre poemas e amigos. A escritora Marília Rossi retorna à cidade natal para o lançamento de seu primeiro livro de poesias, Fresta, publicado pela Editora Urutau, em 2023. A…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!