Poços de Caldas, MG – Nesta quinta-feira (6), a indicação de leitura semanal das bibliotecas públicas está diferente. Quem traz a sugestão para os leitores é a idealizadora do Clube do Livro Romântico de Poços de Caldas, Ana Coutinho. E não poderia ser melhor: Orgulho e Preconceito, sucesso da escritora britânica Jane Austen.
O “filho favorito” da escritora britânica revolucionou a literatura de sua época. Determinada a contar uma história de mulheres que não poderiam herdar um xelim do pai após sua morte, temos intrigas e arranjos para casamentos que salvariam o destino de todas. Um livro onde nem tudo é o que parece, cheio de reviravoltas e que joga luz ao estado decadente da sociedade rural do século XIX na voz feminina. Jane conversa com homens e mulheres através dos séculos, sem nunca perder o bom humor e a esperança de dias melhores.
A obra, que serviu de inspiração para filmes, séries, webséries e até mesmo para outras obras literárias, está disponível em quatro bibliotecas públicas de Poços de Caldas.
Jane Austen (1775-1817) nasceu na Inglaterra, teve pouco tempo de educação formal e terminou os estudos em casa. Começou a escrever textos literários por volta dos 12 anos de idade, sem a identificação de sua autoria. Escreveu obras que apresentam marcas de transição entre o Romantismo e o Realismo ingleses, assim, suas histórias de amor possuem um tom irônico e fazem crítica social.
Clube do Livro Romântico
A partir de março, o Clube do Livro Romântico vai se reunir na Biblioteca Centenário, no Espaço Cultural da Urca. A iniciativa nasceu de um desejo genuíno de compartilhar as experiências com histórias apaixonantes junto de outros leitores. “Lemos de tudo que envolva romance, desde fantasias até comédias e clichês. O objetivo é proporcionar uma reunião de amigas, regada a fofocas literárias e rodeada das trocas que só os livros nos proporcionam. Temos votações via whatsapp para escolher a próxima leitura e o encontro ocorre na primeira quinta-feira do mês, na Biblioteca Centenário, às 18h”, conta Ana Coutinho, idealizadora do projeto. Nascida e criada em Poços de Caldas, ela trabalha ativamente com livros há três anos, mas é apaixonada por eles desde antes de saber ler.
Toda semana, uma sugestão de leitura é divulgada pelo @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, que tem como objetivo democratizar o acesso ao acervo bibliográfico das bibliotecas, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura.