Poços de Caldas, MG – O vereador Álvaro Cagnani (PSDB) protocolou um Requerimento contendo Votos de Congratulações à Banda Municipal Maestro Azevedo pelas apresentações na Praça Pedro Sanches. A proposição estará em pauta na próxima reunião ordinária da Câmara.
A Banda foi fundada em 17 de agosto de 1914, quando alguns músicos das saudosas serenatas organizaram uma bandinha para tocar nas quermesses, leilões, procissões, circos de cavalinhos, touradas e outros eventos. Na oportunidade, ela recebeu o nome de “Lira de Poços de Caldas”.
Em 1932, foi inaugurado o novo coreto na Praça Pedro Sanches no qual a Banda se apresenta regularmente todos os domingos até os dias de hoje. Em 1958, a banda passou a ser chamada Banda Municipal Maestro Azevedo, em homenagem ao maestro que mais marcou sua história. Em julho de 1994, a Banda recebeu “Diploma de Honra Mérito” pelos serviços relevantes prestados ao estado de Minas Gerais.
Com mais de 110 anos de história, a Banda foi tombada pelo patrimônio histórico e cultural em 2005.
“Poços de Caldas é um destino turístico de grande relevância, recebendo visitantes de todas as idades e regiões, e entre os grandes atrativos turísticos da cidade está a Banda Municipal Maestro Azevedo, um verdadeiro patrimônio da cidade. Várias pessoas se reúnem para dançar e prestigiar o grupo, formado pelo maestro Miguel Brito e 30 músicos efetivos, além de contar com a participação de cerca de 60 alunos de instrumentos de sopro, violão, bateria e percussão”, comenta o vereador.
Cagnani ressalta que, além das apresentações, a Banda desenvolve projetos sociais, como o “Toque para o Futuro”, que visa formar novos músicos e promover a inclusão social através da música. “É preciso valorizar a contribuição da Banda Maestro Azevedo para a cidade. Além disso, é fundamental que ela continue recebendo apoio para continuar desempenhando seu papel como um dos principais símbolos culturais de Poços. O Votos de Congratulações tem esse objetivo, reconhecer todo o trabalho e destacar a importância do apoio da Prefeitura para que a Banda se fortaleça ainda mais”, finaliza.