Foto: Agência Brasil

Violência

Data da Publicação:

08/02/2025

O Brasil registrou ao menos 38.722 mortes violentas em 2024, o que representa uma média de 106 vidas interrompidas por dia. Os dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) indicam que, entre janeiro e dezembro do ano passado, ocorreram 35.642 homicídios dolosos, 1.438 feminicídios, 924 latrocínios e 718 casos de lesão corporal seguida de morte.
Embora o número de assassinatos em 2024 represente uma redução de 5% em relação a 2023, quando foram registradas 40.768 ocorrências, a violência urbana segue como uma das principais crises do país. Apesar da queda gradual das mortes violentas desde 2021, com o total de assassinatos atingindo o menor número desde 2015, o volume de vidas perdidas é ainda assombroso. Entre 2015 e 2024, ao menos 470.760 pessoas foram assassinadas no Brasil.
A redução, por um lado, reflete possíveis avanços em políticas de segurança pública, investigação criminal e controle do crime organizado. No entanto, não há motivos para comemorar enquanto a violência seguir presente em tantas cidades brasileiras, impactando famílias, comunidades e limitando o desenvolvimento social e econômico do país.
O desafio da segurança pública vai além da repressão policial. Exige uma abordagem ampla, que envolva educação, combate às desigualdades sociais, controle do tráfico de armas e drogas, investimentos em inteligência policial e reforma do sistema carcerário.
O feminicídio, que vitimou 1.438 mulheres no ano passado, é um reflexo cruel da violência de gênero, que precisa ser combatida com mais rigor. Campanhas educativas, assistência às vítimas e punição exemplar dos agressores são medidas essenciais para reverter esse quadro.

Leia Também

Foto: Arquivo JM

Endividamento

Pelo segundo mês consecutivo, o percentual de famílias endividadas no Brasil apresentou queda, alcançando 76,1% em janeiro, conforme a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O índice…
Foto: Divulgação

Rombo

O recente levantamento divulgado sobre o rombo financeiro nas estatais brasileiras em 2024 acendeu um alerta que não pode mais ser ignorado. O governo evita o termo “rombo” e prefere tratar a situação como um “déficit fiscal”; no entanto, o…
Foto: Divulgação

Regulação

A pesquisa divulgada pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados revela um panorama importante sobre a percepção dos brasileiros quanto à regulação das redes sociais. Com 60% da população favorável a algum tipo de regulação, o debate ganha força e…
Foto: Divulgação

Avanço da dengue

O primeiro mês de 2025 trouxe um preocupante retrato da dengue no Brasil. Foram registrados 170.376 casos prováveis da doença em todo o país, além de 38 mortes confirmadas e outros 201 óbitos ainda em investigação. Esses números, divulgados pelo…
Foto: Pixabay

Cooxupé

A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) dá mais um passo estratégico e significativo em sua trajetória de sucesso, anunciando oficialmente sua entrada no mercado de cereais. Com isso, a sólida instituição que há 67 anos se dedica ao…
Foto: Vistacreate

Empregos em Minas

Minas Gerais consolidou-se, mais uma vez, como um dos motores da economia nacional ao acumular 139.503 novos postos de trabalho com carteira assinada em 2024, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados nesta quinta-feira (30/1).…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!