Poços de Caldas, MG – As salas de vacina dos bairros Santa Rosália e Estância São José registraram bom movimento no último sábado (8). A população compareceu às unidades para receber a vacina contra a febre amarela. A ação foi realizada por recomendação do Comitê de Combate à doença.
Agentes de saúde e da Vigilância Epidemiológica também percorreram os bairros para avaliar a situação vacinal dos moradores e reforçar a importância da imunização. 165 casas foram visitadas e 28 pessoas que não haviam se vacinado receberam a dose.
Quem não conseguiu se vacinar no sábado pode se imunizar durante a semana. As 21 salas de vacina da cidade estão funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
Esquema de vacinação
A vacina contra Febre Amarela faz parte do calendário básico de imunização das crianças de 9 meses a menores de 5 anos, com uma dose de reforço aos 4 (quatro) anos de idade e dose única na população de 5 a 59 anos de idade não vacinada.
“Visto a confirmação da Secretaria de Estado de Saúde de MG, que houve a primeira morte por Febre Amarela deste ano registrado em Extrema de um paciente jovem que morava em Bragança Paulista próximo a nossa cidade, foram intensificadas as ações da Secretaria Municipal de Saúde para que pessoas que ainda não foram vacinadas fossem orientadas de forma adequada e estimuladas a vacinação para que essa doença não chegue em nossa Poços de Caldas. Fica o alerta à população , para que não haja nenhuma vítima em nossa cidade”, destacou o vice-prefeito Eduardo Januzzi.
Morte de primata
não humano
A secretaria também intensificou as ações após a confirmação de um caso de Febre Amarela em primata não humano no município. O macaco foi encontrado no dia 16 de janeiro deste ano na região do Jardim dos Estados. Foram realizados exames na Fundação Ezequiel Dias (FUNED) em Belo Horizonte que confirmaram positivo para a doença.
A Vigilância Ambiental realizou um mapeamento dos bairros próximos à mata onde o animal foi encontrado. Está sendo feito um monitoramento diário e a orientação é que caso os moradores percebam algum primata morto ou doente entrem em contato com a secretaria de Saúde, através do Alô Saúde: whatsapp (35) 3114-8127 ou 0800 283-0324. Outra ação da Vigilância é a visita domiciliar para eliminação de criadouro do mosquito Aaedes aegypti.
Dia “D” para os
profissionais de Saúde
Para fortalecer o conhecimento sobre a Febre Amarela, foi marcado para esta terça-feira (11 ) o dia “D” de combate à doença, às 14h no Espaço Cultural da Urca. Na oportunidade, os profissionais de saúde de todo o município receberão orientações sobre as medidas adotadas pela Prefeitura.