Poços de Caldas, MG – O diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) de Poços de Caldas, Paulo César Silva, recebeu, na manhã desta terça 11, a visita do secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Stefano Zincone. Ele esteve acompanhado pela Diretora de Meio Ambiente, Isis Alves.
O secretário foi recepcionado na sala de reuniões da diretoria, no prédio da rua São Paulo. O encontro contou com a presença do gerentes e supervisores do DMAE, que relataram as funções dos diversos setores da autarquia. Foi apresentado também um vídeo institucional, demonstrando a história do saneamento básico em Poços de Caldas e os avanços conquistados ao longo do tempo.
O secretário foi informado sobre os projetos para 2025, como a duplicação da ETA 5, um investimento da ordem de R$ 85 milhões, substituição de redes pela cidade, construção de sistema de água e esgoto para o novo presídio, entre outros.
Após a reunião, o diretor do DMAE convidou o secretário para conhecer as instalações da sede, iniciando pela ETA1, a Estação de Tratamento São Benedito, localizada em anexo ao prédio da diretoria. Lá, os funcionários responsáveis informaram sobre todas as etapas do tratamento da agua, desde a captação até o tratamento e distribuição.
“É muito importante estreitar o relacionamento com outros setores da Prefeitura, principalmente com a secretaria de Meio Ambiente, já que desenvolvemos ações correlatas. A visita foi muito importante para alinharmos demandas que dependem dos dois setores, sempre buscando o desenvolvimento sustentável para a cidade”, informou o diretor do DMAE, Paulo César Silva.
Stefano Zincone conheceu também o setor de Educação Ambiental e o laboratório onde são feitas as análises das amostras de águas das estações de tratamento e dos fontanários espalhados pela cidade. Depois visitou as instalações da Central de Controle Operacional, de onde é feito todo o controle da distribuição de água e esgoto no município e o setor Comercial, de atendimento ao público.
O secretário de Meio Ambiente e a diretora foram conhecer ainda a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE 3) e ETA 5, na Rodovia do Contorno. “Saio com uma impressão fantástica de toda a estrutura do DMAE. De fora, não temos a magnitude de todo o trabalho que envolve inúmeras equipes e muita tecnologia. DMAE e secretaria de Meio Ambiente fazem um trabalho integrado dentro do saneamento básico, então é muito importante estreitarmos laços em prol da cidade”, destacou Stefano Zincone.