Poços de Caldas, MG – A ex-atleta e hoje conceituada treinadora Ana Luiza de Paula Jovem, mais conhecida como Ana Jovem, está impulsionando o voleibol em Poços de Caldas por meio de um projeto que tem ganhado destaque na cidade. Com o apoio de grandes nomes do esporte, como Anderson Rodrigues e Serginho, a iniciativa busca desenvolver jovens talentos e promover o vôlei de alto rendimento na região.
Em conversa com o jornal Mantiqueira, Ana Jovem compartilhou um pouco de sua trajetória e detalhou como o trabalho vem sendo realizado na cidade. “Hoje, estamos trabalhando com minha equipe e meus atletas no Parque Municipal. Os treinamentos são particulares e focados no alto rendimento, incluindo preparação física e ensino técnico do voleibol”, explicou.
O Centro de Treinamento Ana Jovem Vôlei também está presente dentro de colégios particulares, como o Colégio Externato, em São João, Boa Vista, Cepoc, Poços de Caldas e Nini Mourão, também em Poços de Caldas. O trabalho contempla desde as categorias de base, com crianças a partir dos 9 anos, até adolescentes de 17 anos, preparando-os para um futuro promissor na modalidade.
Carreira
Com uma trajetória de 22 anos dentro das quadras, Ana Jovem consolidou sua história no voleibol com passagens por diversas equipes e estados brasileiros. Natural de Poços de Caldas, a ex-jogadora rodou por diferentes clubes, jogando emprestada em várias equipes. “Joguei uma parte em São Paulo, depois passei bastante tempo na Caldense”, relembra Ana, destacando sua passagem marcante pelo clube mineiro.
Durante sua permanência na Caldense, Ana teve a oportunidade de ingressar na Universidade Unifae de São João da Boa Vista, onde se formou e adquiriu conhecimentos fundamentais para sua atuação no esporte. “Foi ali que eu me formei e consegui ter todo o conhecimento que eu tenho hoje”, conta.
Atualmente, Ana se dedica à formação de novos talentos no voleibol. No Parque Municipal, ela conduz um trabalho voltado tanto para iniciantes que desejam aprender o esporte quanto para atletas que já estão em competição. “Eu sou livre, então trabalho de forma específica com algumas meninas na modalidade do voleibol, ensinando o que aprendi no profissional em São Paulo e em outros estados”, explica.
Seu método de treinamento integra tanto a parte técnica quanto o condicionamento físico, oferecendo um suporte completo para o desenvolvimento das atletas. “Trabalho as duas partes juntas: a preparação física e o voleibol em si”, ressalta Ana.
Apoio de bicampeão
olimpico
O esporte transforma vidas, e um exemplo disso é o projeto CT Ana Jovem Vôlei, que conta com o apoio do bicampeão olímpico Anderson Rodrigues, atual treinador do SESI Bauru.
Ana destaca a importância do apoio de Anderson Rodrigues em sua trajetória. O ex-atleta e treinador reconheceu seu trabalho quando se conheceram em São Paulo e rapidamente abriu portas para que ela pudesse se especializar. ““ Ele me deu a oportunidade de fazer estágio no Sesi, em São Paulo, que antigamente ficava na Vila Leopoldina e hoje a equipe do Sesi se encontra na cidade de Bauru. Foi um divisor de águas na minha caminhada”, afirma Ana.
A parceria entre os dois não apenas fortaleceu o projeto, mas também trouxe uma grande responsabilidade. “Hoje eu não carrego apenas o meu nome, carrego também o dele, e isso tem um peso gigante. Onde eu vou, levo essa representação”, destaca.
Apoio de Serginho
Considerado um dos atletas mais importantes do Brasil no vôlei, Serginho Escadinha construiu uma carreira brilhante repleta de conquistas e momentos inesquecíveis. Bicampeão olímpico e dono de uma trajetória inspiradora, Serginho não é apenas um ídolo pelo que fez dentro de quadra, mas também pela maneira como impacta positivamente a vida de muitas pessoas fora dela.
Ana Jovem teve a oportunidade de conhecer de perto a humildade e generosidade do ex-líbero da Seleção Brasileira. A relação entre eles começou através do Instituto Serginho 10, uma instituição que promove o vôlei e oportunidades para jovens atletas. Ana iniciou sua jornada através do filho de Serginho, Marlon, que atualmente gerencia todas as atividades do Instituto.
Com muito esforço e dedicação, Ana realizou estágios no instituto e, posteriormente, entrou em contato com Serginho pelo Instagram para agradecer pela oportunidade. Foi então que o ex-atleta a convidou a conhecer o Volleyball House, um centro de treinamento localizado em Pirituba, São Paulo. Mesmo com recursos limitados, Ana aceitou o convite e embarcou para São Paulo, onde foi recebida de braços abertos pelo ex-jogador e sua equipe.
A experiência foi transformadora. Serginho abriu as portas de sua casa para Ana, proporcionando não apenas aprendizado profissional, mas também um ambiente acolhedor e familiar. “Ele falou: ‘Não vai pagar hotel, fica aqui, a gente te ajuda’. E ali dentro é uma faculdade”, relata Ana, enfatizando o imenso valor do conhecimento adquirido durante sua estadia.
Mais do que um ídolo do esporte, Serginho se mostrou uma pessoa de grande generosidade e humildade. Ana teve a oportunidade de conhecer a família do ex-atleta, incluindo Dona Didi, mãe de Serginho e uma figura muito querida. A relação se estreitou ainda mais quando Ana foi convidada para o casamento de Marlon, um momento especial que reforçou os laços criados ao longo dessa jornada.
Outro momento marcante foi o gesto de Duda, esposa de Marlon, que fez questão de se despedir de Ana antes de sua partida. “Isso para mim não tem dinheiro que pague, é fazer questão da presença mesmo”. “Não é dinheiro, é sobre como as pessoas te tratam e a atenção que elas te dão. Isso não tem preço e muda vidas”, destaca Ana emocionada.
Apoio ao esporte
O incentivo ao esporte é essencial para o desenvolvimento de atletas e profissionais da área. Para quem está começando, o apoio é um fator determinante na trajetória esportiva, oferecendo oportunidades para que possam crescer e se destacar. A treinadora Ana, que vive essa realidade diariamente, é um exemplo vivo da importância desse suporte.
“Nós precisamos nos sentir vivos desde o estágio. O estagiário é uma pessoa que sonha muito, que quer ir para frente, que tenta, que se esforça. Precisamos dar esse apoio para que eles possam desenvolver o seu trabalho, pois são pessoas criativas, cheias de novas ideias”, afirma Ana. Segundo ela, essa troca de experiências é essencial, pois enquanto os profissionais mais experientes estão focados na rotina intensa de treinos e competições, os novos talentos podem trazer inovação e energia ao ambiente esportivo.
Ana relembra sua própria jornada e o quanto o suporte de grandes nomes do voleibol foi essencial para o seu crescimento. “Tive apoio dos maiores ícones do voleibol. Tive uma passagem pelo Rio de Janeiro e sou muito grata ao Ricardo Tabach, assistente técnico do Bernardinho, que abriu as portas para mim no Sesc Flamengo. Fui muito bem recebida e voltei de lá carregada de conhecimento e boas energias. Isso fez toda a diferença na minha trajetória.”
A treinadora enfatiza que oportunidades como essa deveriam estar ao alcance de todos os que sonham com o esporte. “É preciso acreditar que vai dar certo e, mais do que isso, contar com o apoio necessário. Sou muito grata ao Serginho, Anderson, Marlon, Duda e Pri, esposa do Serginho, que me ajudaram muito. Às vezes, eu não tinha dinheiro para estar ali, mas eu não reclamava, porque sabia que estava ganhando algo muito maior: conhecimento e experiência.”
Além da importância do suporte, Ana também destaca sua atuação em diferentes realidades. “Trabalho em duas extremidades: em um lugar muito rico e em outro onde as crianças não têm o que comer. É um grande desafio, mas procuro tratar todos da mesma forma, garantindo oportunidades para todos. Isso é essencial para desenvolver um bom trabalho e mudar vidas por meio do esporte.”
Para aqueles que desejam fazer parte do projeto e se tornarem atletas sob sua orientação, basta acessar o Instagram do centro de treinamento:ct_anajovemvolei9
e analujovemoficial09
PAULO VITOR DE CAMPOS
pvcampos@gmail.com
pvc.mantiqueira@gmail.com
@pvcampos.pvc