Foto: Divulgação

Flipoços 2025 promove mesa sobre Nise da Silveira

Data da Publicação:

14/02/2025

Poços de Caldas, MG – A 20ª edição da Feira do Livro Internacional de Poços de Caldas, com inicio em 26 de abril, promove no dia 1º de maio, feriado nacional do dia do trabalhador, a mesa biográfica “Nise da Silveira: Entre a Arte e a Loucura”, que reforça o tema do evento “Biografias, celebrando a vida através do tempo”, e debate sobre a vida dessa médica e psiquiatra, pioneira no inovador tratamento através da arte com pacientes psiquiátricos.
Nise da Silveira nasceu em 1905 na cidade de Maceió (AL), formada na Faculdade de Medicina da Bahia, se especializou em psiquiatria, evitando formas agressivas de tratamento, chegou a ser presa como comunista e afastada do serviço público entre os anos de 1936 e 1844, até ser anistiada e fundar, em 1946, a seção de Terapêutica Ocupacional no Centro Psiquiátrico Nacional de Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, que hoje leva seu nome. Em 1952, abriu o Museu de Imagens do Inconsciente, um centro de estudos e pesquisas na área da saúde mental, localizado também na capital carioca. Ela faleceu em 1999, mas recebeu diversas condecorações pelo trabalho dela ao longo da vida.
A mesa sobre a importante psiquiatra, acontece ao meio dia e conta com mediação de Camila Fink, que é gestora cultural e jornalista, responsável pela programação e curadoria da Itaú Cultural Play. Além dela, outros cinco nomes de peso compõe o bate papo, sendo eles:
Lula Wanderley, artista visual, terapeuta e pesquisador, que participou, junto de Nise da Silveira e Mário Pedrosa, do projeto de reformulação do Museu de Imagens do Inconsciente;
Kayky Avraham, cineasta e empreendedor cultural, em 2018 foi curador de audiovisual na Ocupação Nise da Silveira, no Itaú Cultural;
Michelle Louise Guimarães, doutoranda e mestre em Ciência da Informação pela UFRJ, em sua dissertação de mestrado, abordou o trabalho de Nise da Silveira, com ênfase em suas contribuições epistemológicas para o campo da Arte e Saúde Mental;
Celso Renato Maldos, formado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e documentarista que se dedica a temas ligados aos movimentos sociais e direitos humanos;
Dra. Julia Catunda Garcia de Abreu, médica com especialização em clínica médica, psiquiatria e psicanálise, publicou o livro “Cassandra, como criar para si uma mente hibrida” e realizou o festival “Centenário Nise da Silveira”, em 2005.
A mesa “Nise da Silveira: Entre a Arte e a Loucura” acontece dia 01 de maio, às 12h, no Palco Coreto Cultural.
O Flipoços 2025, volta com sua segunda edição da inovadora Vila Literária, entre os dias 26 de abril e 04 de maio, no Parque José Afonso Junqueira reunindo escritores, intelectuais e leitores, com o tema deste ano sendo “Biografias, celebrando a vida através do tempo”. O festival conta com uma programação gratuita recheada de novidades ao longo dos 9 dias.
Para mais informações e detalhes sobre a programação, acesse o site www.flipocos.com ou através das redes sociais @flipocos.

 

Leia Também

Foto: Divulgação

Confira a programação completa da Primeira Conferência dos Direitos da Pessoa LGBTQIAPN+

Poços de Caldas, MG - Na sexta-feira, 21 de fevereiro, a partir das 12h30, na Câmara Municipal, Poços de Caldas vai realizar a 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+, em consonância com a Secretaria Municipal de Assistência Social…
Foto: Divulgação

Piano de Malala Prézia vai descobrir novos talentos no PMJ Vilas Unidas

Poços de Caldas, MG - Legado, aquilo que é transmitido às gerações que se seguem. Para além de sua relevância para a arte, cultura e educação de Poços de Caldas, a professora Maria Ângela Prezia Gomes – ou simplesmente Malala…
Foto: PMPC/Divulgação

Reunião define normas de segurança para blocos no Carnaval de Poços

Poços de Caldas, MG - Na última semana, a Secretaria Municipal de Turismo de Poços de Caldas sediou uma reunião com os organizadores dos blocos de Carnaval, a pedido do Corpo de Bombeiros Militar. O encontro teve o objetivo de…
Foto: Divulgação

Baile Black Safari encerra exposição de Walter Firmo no IMS Poços

Poços de Caldas, MG - O último fim de semana foi de celebração no Instituto Moreira Salles (IMS) de Poços de Caldas, que encerrou a exposição Walter Firmo no verbo do silêncio a síntese do grito com um grande público. No sábado…
Foto: PMPC/Divulgação

Carnaval terá atrações de vários estilos musicais

Poços de Caldas, MG - Marchinha, pop rock, blues, samba, pagode, samba rock, moda de viola e até axé. A programação do carnaval poços-caldense tem atrações de vários estilos musicais para ninguém ficar de fora. Haverá shows na Praça Dom…
Foto: Divulgação

Inauguração da primeira Cordelteca de Poços contou com a presença da cordelista Anilda Figueiredo

Poços de Caldas, MG - “O cordel levantou voo do vale caririense para as montanhas alterosas de Minas Gerais. Com isso o cordel dá um grande passo, como patrimônio imaterial brasileiro. O gênero literário reconhecido pelo IPHAN teve a anuência…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!