Poços de Caldas, MG – A 20ª edição da Feira do Livro Internacional de Poços de Caldas, com inicio em 26 de abril, promove no dia 1º de maio, feriado nacional do dia do trabalhador, a mesa biográfica “Nise da Silveira: Entre a Arte e a Loucura”, que reforça o tema do evento “Biografias, celebrando a vida através do tempo”, e debate sobre a vida dessa médica e psiquiatra, pioneira no inovador tratamento através da arte com pacientes psiquiátricos.
Nise da Silveira nasceu em 1905 na cidade de Maceió (AL), formada na Faculdade de Medicina da Bahia, se especializou em psiquiatria, evitando formas agressivas de tratamento, chegou a ser presa como comunista e afastada do serviço público entre os anos de 1936 e 1844, até ser anistiada e fundar, em 1946, a seção de Terapêutica Ocupacional no Centro Psiquiátrico Nacional de Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, que hoje leva seu nome. Em 1952, abriu o Museu de Imagens do Inconsciente, um centro de estudos e pesquisas na área da saúde mental, localizado também na capital carioca. Ela faleceu em 1999, mas recebeu diversas condecorações pelo trabalho dela ao longo da vida.
A mesa sobre a importante psiquiatra, acontece ao meio dia e conta com mediação de Camila Fink, que é gestora cultural e jornalista, responsável pela programação e curadoria da Itaú Cultural Play. Além dela, outros cinco nomes de peso compõe o bate papo, sendo eles:
Lula Wanderley, artista visual, terapeuta e pesquisador, que participou, junto de Nise da Silveira e Mário Pedrosa, do projeto de reformulação do Museu de Imagens do Inconsciente;
Kayky Avraham, cineasta e empreendedor cultural, em 2018 foi curador de audiovisual na Ocupação Nise da Silveira, no Itaú Cultural;
Michelle Louise Guimarães, doutoranda e mestre em Ciência da Informação pela UFRJ, em sua dissertação de mestrado, abordou o trabalho de Nise da Silveira, com ênfase em suas contribuições epistemológicas para o campo da Arte e Saúde Mental;
Celso Renato Maldos, formado em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo e documentarista que se dedica a temas ligados aos movimentos sociais e direitos humanos;
Dra. Julia Catunda Garcia de Abreu, médica com especialização em clínica médica, psiquiatria e psicanálise, publicou o livro “Cassandra, como criar para si uma mente hibrida” e realizou o festival “Centenário Nise da Silveira”, em 2005.
A mesa “Nise da Silveira: Entre a Arte e a Loucura” acontece dia 01 de maio, às 12h, no Palco Coreto Cultural.
O Flipoços 2025, volta com sua segunda edição da inovadora Vila Literária, entre os dias 26 de abril e 04 de maio, no Parque José Afonso Junqueira reunindo escritores, intelectuais e leitores, com o tema deste ano sendo “Biografias, celebrando a vida através do tempo”. O festival conta com uma programação gratuita recheada de novidades ao longo dos 9 dias.
Para mais informações e detalhes sobre a programação, acesse o site www.flipocos.com ou através das redes sociais @flipocos.