Foto: Divulgação

Piano de Malala Prézia vai descobrir novos talentos no PMJ Vilas Unidas

Data da Publicação:

17/02/2025

Poços de Caldas, MG – Legado, aquilo que é transmitido às gerações que se seguem. Para além de sua relevância para a arte, cultura e educação de Poços de Caldas, a professora Maria Ângela Prezia Gomes – ou simplesmente Malala – teve seu legado materializado fisicamente na última semana. A família doou seu piano, de inestimável valor sentimental e histórico, para a unidade do Programa Municipal da Juventude (PMJ) Vilas Unidas.
Após 11 anos de silêncio ensurdecedor, desde a partida de Malala Prezia para o céu dos músicos, em 2013, o piano vai voltar a alegrar os ouvidos e os espíritos amantes da música, exatamente naquilo que sua proprietária mais amava: educação musical. O instrumento dará novos ânimos às aulas de canto coral realizadas na unidade de educação integral.
“Foram tempos de silêncio até que em agosto de 2024 decidimos que era hora de ‘espalhar Malala’ por aí, com entendimento de que o piano deve ser objeto para educação musical, que realize sonhos, que alegre, que eduque. Eu fiquei com a imensa responsabilidade de transformar todos esses sentimentos e sonhos em algo que fosse real, palpável e legalmente viável. Foram seis meses de trâmites e agora o piano está no PMJ Vilas Unidas. Um piano, uma história e muitas possibilidades para que as crianças possam aproveitar”, conta Flávia Prezia, sobrinha de Malala.
O PMJ Vilas Unidas está localizado na Avenida Gentil Messias-Kitate, na Vila Cruz, zona oeste da cidade. “No PMJ já temos aula de coral e, com certeza, o piano será fundamental para o desenvolvimento das atividades. Além disso, será uma oportunidade incrível também para descobrirmos talentos, já que é um instrumento caro, muito difícil de termos em uma unidade escolar”, ressalta a coordenadora da Divisão do Programa Municipal da Juventude, Ana Maria Lobo.

Malala
Maria Ângela Prezia Gomes, conhecida como Malala Prezia, foi pianista, professora e diretora do Conservatório Musical de Poços de Caldas. Formada em Educação Artística, exerceu a docência em diversas escolas do município. Criou o projeto Arte nos Bairros, primeira ação de descentralização cultural da cidade. Desde 2014, dá nome à Galeria de Artes do Espaço Cultural da Urca.

 

Leia Também

Foto: Divulgação

Confira a programação completa da Primeira Conferência dos Direitos da Pessoa LGBTQIAPN+

Poços de Caldas, MG - Na sexta-feira, 21 de fevereiro, a partir das 12h30, na Câmara Municipal, Poços de Caldas vai realizar a 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+, em consonância com a Secretaria Municipal de Assistência Social…
Foto: PMPC/Divulgação

Reunião define normas de segurança para blocos no Carnaval de Poços

Poços de Caldas, MG - Na última semana, a Secretaria Municipal de Turismo de Poços de Caldas sediou uma reunião com os organizadores dos blocos de Carnaval, a pedido do Corpo de Bombeiros Militar. O encontro teve o objetivo de…
Foto: Divulgação

Baile Black Safari encerra exposição de Walter Firmo no IMS Poços

Poços de Caldas, MG - O último fim de semana foi de celebração no Instituto Moreira Salles (IMS) de Poços de Caldas, que encerrou a exposição Walter Firmo no verbo do silêncio a síntese do grito com um grande público. No sábado…
Foto: PMPC/Divulgação

Carnaval terá atrações de vários estilos musicais

Poços de Caldas, MG - Marchinha, pop rock, blues, samba, pagode, samba rock, moda de viola e até axé. A programação do carnaval poços-caldense tem atrações de vários estilos musicais para ninguém ficar de fora. Haverá shows na Praça Dom…
Foto: Divulgação

Flipoços 2025 promove mesa sobre Nise da Silveira

Poços de Caldas, MG - A 20ª edição da Feira do Livro Internacional de Poços de Caldas, com inicio em 26 de abril, promove no dia 1º de maio, feriado nacional do dia do trabalhador, a mesa biográfica “Nise da…
Foto: Divulgação

Inauguração da primeira Cordelteca de Poços contou com a presença da cordelista Anilda Figueiredo

Poços de Caldas, MG - “O cordel levantou voo do vale caririense para as montanhas alterosas de Minas Gerais. Com isso o cordel dá um grande passo, como patrimônio imaterial brasileiro. O gênero literário reconhecido pelo IPHAN teve a anuência…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!