Poços de Caldas, MG – O programa de educação ambiental ‘Visite o DMAE’ inicia suas atividades de 2025 nesta quarta, 19, com uma ação no Colégio Batista. A equipe irá apresentar aos alunos do 5° ano todas as atividades desenvolvidas pela autarquia e também deixar uma mensagem sobre preservação dos recursos hídricos. A roda de conversa com a turma será às 13h.
Além das visitas às escolas, o programa recebe os alunos nas instalações do DMAE, na rua São Paulo. No local, os alunos, tanto do ensino fundamental, médio e até mesmo universitários, podem conhecer as etapas de tratamento da água, nas instalações da Estação de Tratamento ETA 1, anexa ao prédio central da autarquia.
As escolas interessadas nas visitas ao DMAE ou nas unidades de ensino podem entrar em contato pelo telefone 3697-7051 e realizar o agendamento.
“Acreditamos que a informação e a educação para o meio ambiente são fatores fundamentais para que as próximas gerações promovam novos hábitos e costumes para melhoria na qualidade de vida e para a construção de uma nova relação com o meio ambiente”, destaca Vânia Gonçalves, responsável pelo programa.
Visite o DMAE
O Programa Visite o DMAE foi criado com o objetivo de informar e educar para a sustentabilidade dos recursos hídricos.
A principal mensagem é a de conscientizar a população sobre os cuidados com o meio ambiente, a importância de ter acesso a água tratada para a preservação de seu bem-estar; e por ser a água um bem esgotável, a necessidade de fazer o seu uso de forma racional e consciente, sem desperdícios.
A proposta se baseia em uma concepção de educação voltada para a relação entre os processos educacionais e a aplicação direta no cotidiano do aluno/participantes através de visitas técnicas à Estação de Tratamento de Água ETA I São Benedito.
Utilizando-se dos conceitos teóricos e práticos como forma de integração, intervenção e uso de atividades socioambientais o programa busca sensibilizar educadores e as demais comunidades de aprendizagem para agirem como multiplicadores em um processo de conservação e utilização racional do ambiente e principalmente da água.
Durante a visita, os participantes recebem primeiramente embasamento teórico sobre proteção das nascentes dos mananciais, tratamento e distribuição, uso racional, tratamento de esgoto, fontanários, doenças de veiculação hídrica, disposição correta dos resíduos recicláveis e demais serviços do DMAE. As etapas seguintes correspondem à visita técnica aos tanques de tratamento e atividades interativas.