Poços de Caldas, MG – A última reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realizada na manhã de sexta-feira (14), na Casa dos Conselhos, teve como principal pauta a realização da Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, prevista para o dia 19 de março, no Espaço Cultural da Urca.
Serão realizados encontros preparatórios para a Conferência visando à mobilização da sociedade e o engajamento do maior número de mulheres nas discussões. As pré-conferências acontecerão em locais descentralizados, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Ambulatório Trans e universidades.
“A Conferência integra as ações relacionadas aos direitos das mulheres que a Secretaria de Assistência Social vai desenvolver durante todo o mês de março, como a campanha Não é não, no Carnaval e o Seminário da Mulher, intensificando o trabalho com esta temática”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Marcela Carvalho.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social desenvolveu e compartilhou uma cartilha com orientações para a organização das conferências municipais em Minas Gerais.
Os eixos gerais serão definidos pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, mas os municípios e estados têm autonomia para abordar temas prioritários locais como: Economia do Cuidado; Mudanças Climáticas: Impactos e soluções com enfoque nas mulheres; Igualdade no mundo do trabalho e autonomia econômica das mulheres; Educação inclusiva, igualitária e democrática; Saúde integral das mulheres e garantia dos direitos; Enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres; Desenvolvimento sustentável com democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade e Democratização da comunicação e do acesso à cultura.
Em breve, serão publicados no Diário Oficial do Município os atos normativos com a comissão organizadora e a convocação da Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
“A realização de eventos preparatórios com a comunidade em geral e, em especial, com a comunidade escolar, é fundamental para ampliar a abrangência e adesão da população”, destacou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Natyara Novais. O mês de março é estratégico para a discussão da temática por conta do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
Na reunião, também foi abordada a intensificação da parceria com a Secretaria Municipal de Educação, no sentido de realizar ações conjuntas sobre a temática com servidores e toda comunidade escolar. Outro assunto tratado durante o encontro foi a participação do Conselho da Mulher no Bloco de Carnaval junto à Secretaria de Assistência Social para fortalecer a campanha “Não é não”.