Poços de Caldas, MG- Equipes do DMAE iniciarão, a partir desta quinta, 20, vistorias nas residências do município, para verificação de ligações irregulares de redes de água e esgoto. As vistorias terão início pelo bairro Bortolan e têm por objetivo uma maior eficiência nos serviços prestados no saneamento. A ação também traz benefícios ao meio ambiente, ao direcionar os rejeitos para as redes coletoras corretas a fim de tratá-los corretamente na ETE 1.
Os funcionários do DMAE estarão devidamente identificados com uniforme e crachás. As equipes serão compostas de , no mínimo, dois servidores, dos setores comercial e também operacional.
O trabalho de verificação de ligações diretas das redes de esgoto com as redes pluviais ou de água é minucioso. A vistoria é realizada por meio de colocação de corante na rede de esgoto da residência. O funcionário verifica o caminho deste corante (produto atóxico, aprovado por legislação). Quando há irregularidade, o esgoto pode sair na sarjeta, do lado de fora da residência, e cair na rede de água pluvial. Outras situações também podem ocorrer, como a água pluvial estar sendo despejada na rede de esgoto.
“Essas situações causam prejuízos ao meio ambiente e também ao sistema de tratamento de esgoto. A nossa Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE1, localizada no bairro rural Córrego D’Antas, está projetada para receber um tipo de material. Quando este material , por vezes, muda suas características, com muita água pluvial ou água de mina, todo o processo de tratamento é prejudicado, causando mau funcionamento dos equipamentos”, explica Priscila Ribeiro, supervisora da Seção de Operação Comercial Externa do DMAE.
Quando uma irregularidade é constatada, o DMAE notifica o proprietário para que faça as adaptações necessárias em sua residência, regularizando a situação. O prazo para a execução das obras é de 30 dias, podendo ser prorrogado por igual período. Caso a situação não seja regularizada, o DMAE poderá notificar a Polícia Ambiental ou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pra providências cabíveis, inclusive judicialmente.
“Solicitamos a colaboração dos moradores para que ajudem o trabalho do DMAE, permitindo que os funcionários adentrem nas residências e realizem as vistorias. Quem ganha com isso é o meio ambiente e , no geral, a população, com um serviço de maior eficiência por parte do DMAE na questão da captação e tratamento do esgoto no município”, informa Paulo Cesar Silva, diretor do DMAE.