Poços de Caldas, MG – A Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica promoveu, na noite da última terça-feira (18), uma roda de conversa na Escola Municipal Irmão José Gregório, no Jardim Formosa, na zona leste do município. O bate-papo foi voltado para os educadores e equipe da unidade escolar.
Estiveram presentes a secretária municipal de Assistência Social, Marcela Carvalho, a coordenadora da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, Nanci de Moraes, a diretora da E. M. Irmão José Gregório, Rosamar Oliveira Umbelino Ferreira, além dos professores que atuam no Ensino Fundamental I e II.
“Gostaria de destacar e valorizar a iniciativa e o interesse da equipe gestora e pedagógica da escola Irmão José Gregório em trabalhar com propostas afirmativas voltadas para práticas antirracistas no ambiente escolar e de atuar junto com a nossa Divisão, com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, o Compiré, e com a Rede da Igualdade Racial. Foi um momento importante para apresentarmos o nosso trabalho e fomos muito bem recebidos”, ressalta a coordenadora da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, Nanci de Moraes.
Na oportunidade, foram apresentadas as diretrizes e propostas da nova estrutura de combate ao racismo do município, que tem como objetivo principal reduzir as desigualdades raciais, com foco na população negra, por meio de ações planejadas, além do atendimento às demandas imediatas identificadas na cidade. Já a secretária municipal de Assistência Social, Marcela Carvalho, apresentou a estrutura de serviços, programas e políticas de assistência social em Poços de Caldas e quais equipamentos estão à disposição da comunidade, como o Serviço de Fortalecimento de Vínculos, nos CRAS, e apoio psicológico e social pelo CREAS.
A roda de conversa integra uma das frentes de trabalho da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, voltada para a realização de ações de orientação e conscientização da comunidade, com foco no debate sobre racismo estrutural e letramento racial.