Foto: DMAE/Divulgação

Departamento Municipal de Água e Esgoto assume gestão da Represa Saturnino de Brito

Data da Publicação:

26/02/2025

Poços de Caldas, MG – O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) firmou Acordo Operativo com a DME Participações, que autoriza o DMAE a operacionalizar a Represa Saturnino de Brito. O objetivo é assegurar a utilização da represa para a captação de água da ETA 1, garantindo seus níveis de água e reservação para o abastecimento de Poços de Caldas.
A DME Participações continua proprietária da área da represa, mas, pelo acordo , transfere as atividades de operação e manutenção para o DMAE, incluindo todos os equipamentos existentes no local, e com acesso à válvula dispersora, para que este equipamento seja operado pelo DMAE. O acordo tem prazo de 2 anos, podendo ser prorrogada por meio de Termo Aditivo.
Nesta terça, 25, o diretor do DMAE, Paulo César Silva, reuniu sua equipe de supervisores a fim de comunicar os termos do acordo com a DME Participações, a fim de garantir o pleno funcionamento e também planejar ações para o local. Foi informado ainda à equipe o responsável técnico pela represa, o engenheiro Rodopiano Marques Evangelista, também presente à reunião.
“De imediato, haverá a contratação de um escritório de engenharia para realizar um estudo detalhado para verificar, preventivamente, as condições físicas e estruturais da represa. Depois, iremos projetar um aumento na reservação para garantir, já no próximo ano, uma normalização do abastecimento no período da seca. E numa segunda etapa, o plano é instalar uma comporta a jusante da represa, ligada ao sistema operacional do DMAE, que hoje é totalmente automatizado e remoto, com recursos de Inteligência Artificial”, informa o diretor.
O acordo estabelece ainda que o DMAE se obriga a cumprir e observar o contido no Plano de Segurança de Barragem (PSB) e Plano de Ação Emergencial (PAE), nos termos da Lei, bem como assumir a operacionalização do PAE, conforme lei 12.334, de 20/09/2010.

Saturnino de Brito
A represa foi construída em 1928, com o objetivo de conter as enchentes que assolavam o centro da cidade. O engenheiro hidráulico e sanitarista responsável pela obra foi Saturnino de Brito, que nomeia o local. Todo material utilizado na construção foi importado da Europa. Na década de 90, o DMAE já foi o responsável pela operacionalização da represa. Mas, anos depois, o DME retomou esta função.
A barragem possui capacidade de reservação de 4.665.600 m³, ficando em segundo lugar, atrás apenas da Represa do Cipó, que hoje armazena 8.232.750 m³. A Saturnino de Brito mantém sua função original, de contenção de enchentes, mas também abastece o sistema de fornecimento de água potável na cidade. A captação do DMAE se faz à jusante da barragem, e segue para a ETE 1 São Benedito, onde recebe tratamento e é distribuída para a região leste de Poços de Caldas.
A operação das barragens requer investimentos significativos em termos financeiros, recursos humanos e ambientais, além de uma constante supervisão, monitoramento e manutenção para garantir seu funcionamento adequado e prevenir acidentes, de modo que garanta a segurança das comunidades próximas e proteja o meio ambiente, incluindo a fauna e a flora local.

Leia Também

Foto: Divulgação

Espetáculo “Pelos Caminhos do Gólgota” será apresentado hoje em Poços de Caldas

Poços de Caldas (MG) – Uma das mais tradicionais encenações da Semana Santa no sul de Minas Gerais, o espetáculo “Pelos Caminhos do Gólgota” retorna em 2025 com a proposta de emocionar e refletir sobre os valores da vida, fé…
foto-trafico-18-04-25

Tático Móvel prende três por tráfico de drogas

Poços de Caldas,MG - Em mais uma ação de combate ao tráfico de drogas, a equipe da 129ª Companhia da Polícia Militar, por meio do Tático Móvel realizou uma operação bem-sucedida na Rua Saturno, cruzamento com Cruzeiro do Sul, no…
foto-escalada-18-04-25

Setor 35 é inaugurado e apresenta novo conceito de academia de escalada em Poços

Poços de Caldas, MG – Foi inaugurada no último sábado (12) a Academia de Escalada Setor 35, o mais novo espaço esportivo e cultural da cidade. A abertura oficial contou com um festival infantil e uma animada competição, atraindo participantes…
foto-zico0sergio-coopocos-18-04-25

Poços celebra 15 anos da Escolinha Zico 10/Coopoços e Mantiqueira relembra esta história de sucesso

Poços de Caldas, MG – Em 2010, um sonho começou a tomar forma nas mentes e nos corações de dois amigos: O professor de Educação Física André Oliveira e o ex-jogador Paulista. Ambos compartilhavam o desejo de contribuir com o…
Foto: Caldense/Divulgação

Caldense vence jogo-treino no Ronaldão diante do SEV Hortolândia por 4 a 0

Poços de Caldas, MG - Na manhã desta quarta-feira (16/04), a Caldense realizou seu terceiro jogo-treino da fase preparatória para o Campeonato Mineiro Módulo II 2025. A Veterana recebeu o SEV Hortolândia e venceu por 4 a 0. A partida…
Foto: Divulgação

Oficina gratuita com Dani Alvisi discute curadoria e estratégias para festivais culturais

Poços de Caldas, MG - Em 2024, Daniela Alvisi, artista visual, arte-educadora e produtora cultural, esteve como assistente de produção convidada do 13º Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes, em Tiradentes. Participou da rotina intensa de um dos…

Login de Assinante

Ainda não é assintante?

Ao se tornar assinante, você ganha acesso a matérias e análises especiais que só nossos assinantes podem ler. Assine agora e aproveite todas essas vantagens!